RODA VIVA ENTREVISTA MARIA RESSA, GANHADORA DO NOBEL DA PAZ

RODA VIVA ENTREVISTA MARIA RESSA, GANHADORA DO NOBEL DA PAZ

ESCRITORA E JORNALISTA FILIPINA FOI UMA DAS GANHADORAS DO PRÊMIO POR SEUS ESFORÇOS PARA DEFENDER A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Roda Viva entrevista, nesta segunda-feira (30/01), a escritora e jornalista filipina Maria Angelita Ressauma das ganhadoras do prêmio Nobel da Paz em 2021, por seus esforços para defender a liberdade de expressão. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa ainda vai ao ar a partir das 22h na TV Culturasite da emissora, canal do YouTubeDailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
 

Criadora do maior portal de notícias das Filipinas, o Rappler, Maria Ressa foi a principal opositora à gestão autoritária do então presidente Rodrigo Duterte, que deixou o cargo no ano passado. Ela e outros jornalistas denunciaram uma série de crimes e abusos realizados sob seu comando, sobretudo o assassinato de cidadãos suspeitos de tráfico de drogas e a disseminação de desinformação para manipular a população.
 

Ressa foi perseguida, presa e ameaçada de morte em rede nacional. Em 2021, a jornalista foi uma das ganhadoras do prêmio Nobel da Paz, junto com o com o jornalista russo Dmitry Muratov, por seus esforços para salvaguardar a liberdade de expressão.

A bancada de entrevistadores será formada por Adriana Ferreira Silva – jornalista e escritora; Cecília Olliveira – jornalista do Intercept Brasil; Jefferson Barbosa – editor do Perifa Connection; Katia Brembatti – presidente da Abraji; e Patrícia Campos Mello – jornalista da Folha de S.Paulo.




Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal — Lei de Incentivo à Cultura

marramaqueadmin