Rod Krieger lança “Este Comboio Não Para em Arroios”
Uma jornada musical com influências profundas
A frase que remete ao metrô de Lisboa acompanhou Rod Krieger mesmo após ele deixar a capital portuguesa. Hoje, o artista lança o tema “Este Comboio Não Para em Arroios”, o segundo single do álbum “A Assembleia Extraordinária”, após o sucesso de “Cai o Sol e Sobe a Lua” lançado em maio.
Uma tradição de canções instrumentais
A nova canção instrumental de Krieger segue uma tradição estabelecida com o single “Raio” do seu álbum de estreia solo, “A Elasticidade do Tempo” (2020). Desta vez, a música vem com uma mensagem significativa para o artista. “Este comboio não para em Arroios” era uma frase repetida no metrô de Lisboa, quando a estação de Arroios estava em obras. Foi pré-pandemia, um período diferente, e é quando a faixa ganhou seus primeiros acordes.
Inspirações e processos criativos
Rod Krieger lembra de quando começou a esboçar a música: “Lembro de quando comecei a esboçar a música, recém tinha montado a minha banda, ainda em Lisboa. Depois de quinze anos como baixista, foram os primeiros ensaios de volta ao meu instrumento de origem, a guitarra. O volume dos instrumentos era muito alto e isso colaborou para que nascessem canções mais pesadas.”
A mudança e o significado da música
A canção também marca a mudança de Krieger de Lisboa para Sobral do Parelhão, uma aldeia no oeste de Portugal onde o álbum foi registrado e finalizado. “A frase fez ainda mais sentido depois que me mudei, pois a linha de trem da capa do single realmente não para em Arroios”, comenta Krieger.
A trilha sonora de uma nova fase
Durante as caminhadas até o estúdio, Krieger ouvia os álbuns “A Página do Relâmpago Elétrico” de Beto Guedes e “Com Uma Viagem na Palma da Mão” de Jorge Palma. Essas músicas influenciaram profundamente o seu processo criativo. “Numa dessas idas e vindas aos ensaios, peguei o celular do bolso e gravei a voz que tanto ressoou nos meus ouvidos.”
O Vídeo e a visualização da canção
No vídeo, Rod Krieger aparece de costas, refletindo o caráter instrumental da música. Krieger explica que o trajeto percorrido durante o vídeo pode ser chamado de “o caminho da aprovação”, pois ele ouviu as misturas do álbum e as versões das músicas que surgiram durante o processo de composição do disco. O vídeo mistura cenas bucólicas da estrada entre Sobral do Parelhão e Bombarral com imagens urbanas captadas pelo fotógrafo Daryan Dornelles, criando um contraste visual interessante.
Trabalho colaborativo e produção
Rod Krieger produziu a música, Nikolas Gomes fez a mixagem e Isadora Nocchi Martins masterizou no estúdio Mate Audio. Krieger gravou todos os instrumentos. Rod Krieger dirigiu o vídeo, enquanto Daryan Dornelles e Thais Pimenta capturaram as imagens, e Léo Sandi fez o design.
Sobre Rod Krieger
Rod Krieger mistura Space Rock e batidas eletrônicas com influências de bandas folk-psicodélicas dos anos 60/70. Seu primeiro single solo, “Louvado Seja Deus” (2018), contou com a participação de Arnaldo Baptista, membro fundador da banda Os Mutantes. O álbum de estreia solo, “A Elasticidade do Tempo” (2020), inclui videoclipes das músicas “Todos Gostamos de Você”, “Raio”, “Cores Flamejantes” e “Despertar”. Em 2022, Krieger co-produziu o disco “Mbaraeté” do compositor e produtor musical indígena Owerá e, atualmente, estão em turnê de divulgação. Para 2024, Krieger prepara o lançamento do segundo álbum, “A Assembleia Extraordinária”.