Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the everest-backup domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u687759733/domains/marramaque.jor.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Rincon Sapiência e Adriana Couto debatem futuro da música negra no Estação Livre - Marramaque

Rincon Sapiência e Adriana Couto debatem futuro da música negra no Estação Livre

Rincon Sapiência e Adriana Couto debatem futuro da música negra no Estação Livre

O programa Estação Livre da TV Cultura, que vai ao ar nesta sexta-feira (29/3), às 22h, apresenta um panorama do futuro da música negra no Brasil, com foco nos gêneros rap, pagode e MPB. O programa conta com a participação do rapper Rincon Sapiência e da jornalista Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis e especialista em cultura.

Sob o comando de Cris Guterres, o Estação Livre desta semana destaca a notória contribuição negra para as bases rítmicas da música brasileira e apresenta artistas que são apostas para 2024. Entre eles, estão:

  • Jota.Pê: destaque na cena de MPB contemporânea;
  • Caetana: primeira cantora trans a gravar um frevo;
  • Tchelo Gomes: ex-integrante do grupo rap Quebrada Queer;
  • AJULIACOSTA: destaque no rap contemporâneo;
  • Manda Lymm: grupo de pagode que já fez colaborações com Belo e Sorriso Maroto.

Debatendo o espaço da negritude na música brasileira

Em entrevista ao programa, Rincon Sapiência reflete sobre a expectativa em torno de artistas negros: “Eu já me vi em um lugar em que você acaba tendo mais relevância quando você fala de certas coisas pelo fato de você ser preto e vir da periferia. A expectativa é que você traga muito esse conteúdo racial e social e, por várias vezes, eu posso ser relevante e encantador falando de outras coisas também”.

Adriana Couto, por sua vez, destaca o desafio dos artistas negros em encontrar espaço para expressar sua identidade: “Acho que é um dilema para os artistas negros brasileiros encontrar um lugar que eles possam falar deles mesmos e da própria negritude, e que não comprometa o seu processo artístico, a sua liberdade de criar”.

Exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira

O programa também apresenta a exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, em cartaz em São Paulo, que reúne obras de 61 artistas negros, de diferentes regiões, produzidas nos últimos dois séculos no Brasil.

Serviço

  • Programa: Estação Livre
  • Data: Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Horário: 22h
  • Onde assistir: TV Cultura

marramaqueadmin