PROJETOS ESPECIAIS TÊM O OBJETIVO DE MOSTRAR A GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA MINEIRA FORA DO ESTADO, SEM DEIXAR DE OLHAR PARA AS SUAS RAÍZES
Com a missão de apresentar sua gastronomia mineira contemporânea a grandes chefs de outros estados, o Pacato recebe mensalmente importantes nomes em sua cozinha. Roberta Sudbrack é a próxima convidada do chef Caio Soter e do restaurateur Vitor Velloso, para um jantar no dia 28 de março.
“Minas chama Roberta” é uma dupla referência ao convite e também é como se ela desse seu nome ao estado, ao qual tem tanta afeição. Considerada uma das maiores chefs do país, Sudbrack é natural do Rio Grande do Sul e já passou por cozinhas do Palácio do Planalto, Olimpíadas, Rock in Rio, pelo Michelin e hoje atua no restaurante “Sud, o pássaro verde”, no Rio de Janeiro.
“Cozinhar com a Roberta é uma honra, ela é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira da história, eu arrisco dizer que é a mulher mais incrível da nossa cozinha. Uma professora, maestra, qualquer adjetivo é pouco pra demonstrar minha admiração por ela. E, acima de tudo, é uma grande cozinheira que se preocupa com a procedência, o produtor, o respeito ao ingrediente, os processos. Ela é um exemplo e recebê-la no Pacato é um presente”, comenta o chef Caio Soter.
Projeto Cozinha Aberta
Enquanto aposta em projetar a gastronomia contemporânea nacionalmente, o Pacato não deixa de lado suas raízes. O projeto Cozinha Aberta, que estreia no dia 25 de março, receberá grandes nomes mineiros para almoços aos sábados, uma vez ao mês. A primeira edição será com Elzinha Nunes, do restaurante Dona Lucinha.
Elzinha é filha de Dona Lucinha, a grande matriarca da cozinha mineira, e uma das responsáveis por dar continuidade ao seu legado. Junto ao chef Caio Soter, vai preparar um almoço de família, com pratos para compartilhar ao redor da mesa e muitos sabores da nossa cozinha tradicional. Será servida entrada, mesa de almoço de vó, com três proteínas e quatro guarnições, e sobremesa. Entre as opções estão barriga pururuca, suã ensopado, picanha de sol e frango assado. As guarnições, como em todo bom almoço de casa de vó, serão servidas à vontade.
“Esses dois projetos mostram a essência do Pacato, de lançar luz o protagonismo da cozinha mineira para o mundo, sem abandonar nossas tradições. Estamos trazendo grandes nomes para conhecerem nossa casa, como Claude Troisgros, Janaína Rueda, Bel Coelho, Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Rubens Catarina, entre outros convidados. Foram noites de uma troca inesquecível, um orgulho compartilhar a potência da nossa gastronomia contemporânea. E a casa está sempre aberta aos cozinheiros de Minas, que nos ajudam a contar essa história”, completa o restaurateur Vitor Velloso, sócio da casa.
Sobre o Pacato
Com um ano e meio de funcionamento, o Pacato consolida-se como um dos principais restaurantes de Belo Horizonte na cozinha mineira contemporânea. Este reconhecimento foi chancelado pelo título “Novidade do Ano”, pelo prêmio “Melhores do Ano 2022”, da Prazeres da Mesa. O restaurante também figurou a lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil, pela Revista Casual Exame.
SERVIÇO:
Cozinha Aberta – com Elzinha Nunes
25 de março, às 12h
Reservas: tinyurl.com/cozinhaabertapacato
(31) 93618-0875
Minas chama Roberta – com Roberta Sudbrack
28 de março, às 19h30
Reservas esgotadas.
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2735, Bairro Lourdes
Capacidade: 48 lugares
Instagram: @pacatobh