Mostra retrata a força das atletas femininas em nova exposição

A mostra, que abre no dia 20 de julho no Museu Histórico Nacional, celebra a jornada de atletas brasileiros rumo a Paris 2024, com foco especial nas mulheres. O fotógrafo Gustavo Malheiros, conhecido por seu trabalho em moda e publicidade, dedicou-se a registrar a trajetória de atletas olímpicos brasileiros em busca da medalha de ouro em Paris 2024. O resultado é a exposição “Olímpicos”, que abre no dia 20 de julho no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Olhares poéticos sobre a força feminina

A mostra reúne cerca de 35 fotografias em preto e branco, selecionadas do livro “Olímpicos”, lançado pela Arte Ensaio Editora. As imagens revelam uma visão íntima e poética do cotidiano dos atletas, com foco especial nas mulheres, que serão maioria na delegação brasileira em Paris. A exposição celebra a graça, a resiliência e a determinação dessas atletas extraordinárias.

Um olhar para além da performance

Malheiros e sua equipe percorreram o Brasil durante meses, documentando a vida de atletas de diversas modalidades. “Nossa missão era capturar não apenas a habilidade física, mas também o compromisso e a paixão que os movem”, explica o fotógrafo. “Testemunhamos sua busca pela excelência e o sonho de conquistar a medalha olímpica.”

Conheça os atletas retratados

A exposição “Olímpicos” apresenta imagens de atletas como Alice Gomes (Trampolim), Bia Ferreira (Boxe), Bárbara Seixas e Carol Solberg (Vôlei de Praia), Gabriela Roncatto (Natação), Gabriel Medina (Surfe), Giulia Penalber (Luta Livre), Guilherme Costa (Natação), Guilherme Schmidt (Judô), Ingrid Oliveira (Salto Ornamental), Isaac Souza (Salto Ornamental), Isabela Abreu (Pentlato Moderno), Jade Barbosa (Ginástica Artística), Lucas Verthein (Remo), Maria Clara Pacheco (Taekwondo), Pepe Gonçalves (Canoagem), Rayssa Leal (Skate), Tota Magalhães (Ciclismo de Estrada), Ygor Coelho (Badminton), além das equipes de Ginástica Rítmica e Rugby.

Serviço

Exposição “Olímpicos” – fotografias de Gustavo Malheiros

  • Local: Museu Histórico Nacional
  • Endereço: Praça Marechal Âncora S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-200
  • Abertura: dia 20 de julho, sábado, das 15h às 17h
  • Visitação: de 21 de julho a 29 de setembro de 2024
  • Funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h
  • Entrada gratuita