Rafael Saraiva é o novo integrante do Porta dos Fundos

Ator, comediante e roteirista, talento chega para fazer parte do elenco oficial

Rafael Saraiva

Crédito: Sabrina da Paz 

O ator Rafael Saraiva é o novo contratado do hub de entretenimento, Porta dos Fundos. Conhecido por desenvolver vídeos para a internet que já ultrapassaram mais de trinta milhões de visualizações, Rafael também é roteirista e já colaborou com o Porta. A partir de março, chega para fazer parte do elenco oficial.

“Entrar para o Porta dos Fundos é a realização de um sonho. Quando o canal foi criado, eu era uma criança. Toda minha formação artística foi tendo o Porta como referência. Me apaixonei por comédia assistindo a esses comediantes. Ia atrás deles pra ver no teatro, no cinema. São, honestamente, grandes ídolos. Trabalhar no Porta é uma credencial de qualidade. Tudo que o Porta faz é bom. Por isso, me sinto muito honrado, motivado e cheio de expectativa. Produzir riso é uma das tarefas mais lindas do mundo, fazer isso ao lado de tantos artistas que admiro, vai deixar minha vida muito mais bonita”, comenta o ator.

Rafael cursou a escola O Tablado, referência em cursos de improvisação e teatro no Brasil, durante sete anos. Foi um dos protagonistas da peça “O Cálice”, criação coletiva inspirada no grupo de comédia inglês Monty Phyton, grande referência do Porta dos Fundos. No audiovisual atuou na série “A Vida Pela Frente”, com direção de Leandra Leal e Bruno Safadi para o Globoplay; nos longas-metragens “Ciclo” com direção de Ian SBF, lançado em 2022 no Festival de Cinema do Rio; “Doidas e Santas” com direção de Paulo Thiago (2016) e; “Desculpe o Transtorno” com direção de Tomás Portella (2015).

Na visão dos sócios-fundadores do Porta, Rafael chega para reforçar a trupe de talentos.

“O Rafael tem todos os predicados que um novo talento do Porta requer: é espontâneo, autêntico, gente fina e engraçado. Além de chegar credenciado pelo Tablado, reconhecido espaço de revelação de grandes atores. Espero que ele possa aprender conosco e nós com ele”, comenta Antonio Tabet.

“Acompanho o Rafael desde criança, quando ele ia ver as peças e acabava subindo no palco. Já tinha tudo o que precisava para ser do Porta: inconveniência, cara de pau e falta de noção. Mas muito carisma também. Adoro os personagens que faz no instagram. Tomara que a gente não estrague o rapaz”, acrescenta Gregorio Duvivier.

Sobre o Porta dos Fundos

O Porta dos Fundos é um hub de entretenimento multiformato e multiplataforma que chegou aos 10 anos em 2022. 

O que nasceu como um canal de esquetes de humor no YouTube em 2012, fundado por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF, hoje é uma produtora consolidada que desenvolve conteúdos e formatos alinhados com os novos hábitos da audiência, e que conta com mais de 37 milhões de fãs e mais de 11 bilhões de visualizações nos seus multicanais.

A originalidade nos projetos rendeu-lhe elogios no New York Times; a nomeação de “Canal do YouTube mais influente do mundo” pela Zeft, em 2016; o Emmy Internacional de Comédia em 2019 pelo Especial de Natal, feito para a Netflix; o prêmio Caboré de Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo, em 2021, além de ter sido destaque em uma pesquisa do DataFolha/2021 como “a marca de conteúdo humorístico mais lembrada do país”, em 2022. 

Além do YouTube, o Porta dos Fundos produz conteúdo para marcas, séries de comédia originais, reality shows, filmes, podcasts, musicais, peças de teatro, telejornais, programas de entrevista e especiais para Netflix, Comedy Central, HBO, Paramount+, Pluto TV, Amazon Prime, TV Globo, Fox, Deezer, Amazon Music, entre outros, trabalhando com todos os tipos de formatos.

Em 2017, a Paramount adquiriu a participação majoritária no Porta dos Fundos com o objetivo de aumentar a presença internacional da marca.

Atualmente, o Porta dos Fundos trabalha com quatro frentes: a marca e toda a sua rede de distribuição e ecossistema de canais; o Porta dos Outros, unidade que tem como objetivo desenvolver e produzir conteúdos originais para marcas se relacionarem com sua audiência; o Porta Studio, braço de produção de formatos longos para TV e streaming; e o Backdoor (Polônia e México), divisão internacional que tem feito o grupo conquistar o mundo.