- A Rádio Nacional de Brasília prestará uma emocionante homenagem ao renomado dramaturgo, diretor e ator Alexandre Ribondi, figura proeminente no teatro brasiliense.
- Ribondi faleceu no último sábado aos 70 anos, devido a complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
- A emissora transmitirá dois programas especiais em memória do artista, na sexta-feira (16) e domingo (18), para celebrar sua vida e legado.
No programa Espaço Arte, que irá ao ar nesta sexta-feira, diversos nomes do teatro que conviveram e trabalharam com Ribondi compartilharão suas memórias e experiências. O jornalista e ator Morillo Carvalho, aluno e amigo pessoal do artista, relembrará a trajetória de Ribondi na cultura do Distrito Federal, desde os tempos da ditadura militar. Morillo foi um dos sócios fundadores da Casa dos Quatro, um espaço cultural que teve a honra de receber as oficinas de atores ministradas por Ribondi. Guilherme Reis, gestor cultural e idealizador do Festival Cena Contemporânea, destacará as principais características do artista, como seu talento e senso de humor.
No domingo, a emissora resgatará um episódio do programa Memória Musical, no qual Alexandre Ribondi foi o convidado especial em 2012. Nessa participação marcante, ele compartilhou as canções que tiveram um significado especial em sua vida pessoal e carreira, incluindo interpretações de Janis Joplin, Cássia Eller e Nelson Gonçalves. Os ouvintes poderão reviver esse momento único e apreciar a musicalidade que marcou a trajetória do artista.
Os programas da Rádio Nacional podem ser acompanhados ao vivo pelo site radios.ebc.com.br ou pelo aplicativo Rádios EBC. O Espaço Arte vai ao ar todas as sextas-feiras às 17h, em rede nacional. Já o Memória Musical é transmitido aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional FM e AM de Brasília, Nacional da Amazônia, São Paulo, Recife e São Luiz. Também haverá uma reprise às 21h do domingo na Rádio Nacional FM de Brasília.
Alexandre Ribondi, nascido no Espírito Santo, construiu sua carreira no Distrito Federal durante os anos 1970, escrevendo e atuando em peças teatrais com temáticas LGBTQIA+. Suas obras, como “Filó Brasiliense” (1975), “Os Rapazes da Banda” (1981), “Crépe Suzette, o Beijo da Grapette” (1980) e muitas outras, deixaram um legado marcante na cena teatral local.
A Rádio Nacional presta essa homenagem como forma de reconhecimento à contribuição significativa de Alexandre Ribondi para o teatro e a cultura brasileira. Não deixe de sintonizar e se emocionar com esses programas especiais dedicados a um dos grandes nomes do teatro brasiliense.
Para mais informações sobre sintonização da Rádio Nacional, acesse o site oficial em radiosebc.com.br ou utilize o aplicativo Rádios EBC disponível para Android e iOS.