Livro destaca protagonismo juvenil em escolas públicas

O livro Tribos Jornada Cultural: uma vivência de cidadania contada em fotos celebra o protagonismo juvenil em escolas públicas por meio da fotografia.
Projeto valoriza protagonismo juvenil com arte e cidadania
A Parceiros Voluntários lançou o livro Tribos Jornada Cultural: uma vivência de cidadania contada em fotos, resultado de um projeto que incentiva o protagonismo juvenil através da fotografia documental e artística. A iniciativa oferece a estudantes de escolas públicas de todo o Brasil a oportunidade de registrar suas comunidades, ações sociais e desafios, promovendo a educação para a cidadania.
O projeto é parte do programa Tribos nas Trilhas da Cidadania, que há 20 anos transforma vidas ao estimular a expressão, a liderança positiva e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A ação já mobilizou mais de 17 mil estudantes e 3,3 mil instituições de ensino, além de qualificar 7 mil jovens e 3,6 mil educadores.
Livro reúne histórias reais contadas por jovens fotógrafos
A obra reúne fotografias captadas pelos próprios estudantes, selecionadas por eles mesmos, que retratam o cotidiano de suas comunidades e as experiências adquiridas durante a formação. O resultado é uma coletânea autêntica que valoriza o olhar dos jovens sobre os contextos sociais em que vivem.
Mais do que um registro visual, o livro é uma ferramenta de reconhecimento do protagonismo juvenil e da potência transformadora da educação e da arte. Segundo Lorena Nascimento, produtora executiva da Parceiros Voluntários, o projeto revela “soluções inovadoras para problemas comuns” e fortalece os laços entre jovens de diferentes origens.
Colaboração entre setores fortalece impacto social
O Tribos Jornada Cultural foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ingredion e apoio da John Deere. A atuação conjunta entre organizações da sociedade civil, empresas e o poder público mostra como a colaboração é essencial para gerar impacto social de longo alcance.
Entre 2023 e 2024, o projeto passou por oito cidades brasileiras, impactando mais de 800 estudantes. A publicação do livro reforça o legado dessa trajetória e inspira novas gerações a assumirem o protagonismo em suas realidades.