Documentário explora a propaganda na animação na Guerra Fria

Documentário explora a propaganda na animação na Guerra Fria

O canal Curta! exibe o documentário inédito “Guerra Fria: O Poder da Animação”, produção francesa dirigida por Joël Farges, que analisa como quadrinhos e desenhos animados foram usados como ferramentas de propaganda ideológica durante a Guerra Fria. A estreia será no dia 14 de fevereiro, às 22h, no segmento Sextas de História e Sociedade.

A disputa ideológica nos quadrinhos e animações

Com imagens de arquivo e depoimentos exclusivos, o documentário mostra como Estados Unidos e União Soviética usaram animações para influenciar gerações de crianças. Após a Segunda Guerra Mundial, o ‘baby boom’ gerou uma nova audiência em formação, tornando os quadrinhos e desenhos uma poderosa ferramenta de doutrinação.

A batalha pela mente infantil

No bloco soviético, editoras nacionalizadas e estúdios de animação criaram conteúdos alinhados ao socialismo. Enquanto isso, personagens como os de Walt Disney propagavam o ‘American way of life’ no Ocidente. O documentário explora a repressão a artistas nos dois blocos: o Macartismo perseguiu artistas nos EUA, e o Partido Comunista estabeleceu diretrizes para os artistas na URSS.

Super-heróis e a televisão como armas culturais

A produção também destaca a influência dos super-heróis da Marvel e a expansão da televisão, que mudou o consumo de animações no mundo. Com participações de especialistas, como Sebastien Roffat e Michaela Metrova, o filme reconstitui esse embate cultural.

“Guerra Fria: O Poder da Animação” também está disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, via Prime Video Channels, Claro tv+ e CurtaOn.com.br.

marramaqueadmin