Projeto com jovens negros e moradores de favelas forma baristas para o mercado de trabalho
Foto: Freepik
Com o objetivo de apoiar a formação de profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, a Da Vinci Gourmet, marca da empresa Kerry, se une à ONG Gerando Falcões e lança o projeto “Gerando Baristas”. A proposta é oferecer um curso de formação básica de barista para 30 jovens, em sua maioria negros e moradores de favelas, permitindo que tenham experiências com todos os elos da cadeia do café, da colheita à xícara, apoiando a mudança social na vida deles.
Com início no dia 30 de novembro, duração de 64 horas, sendo 16 aulas matutinas ou vespertinas, o curso oferece aulas teóricas e práticas diárias com especialistas renomados do setor, como Gabriel Guimarães, barista da Unique Cafés, campeão brasileiro da Coffee in Good Spirits em 2019 e Thiago dos Santos (Nêgo), mixologista da Kerry. Para que os jovens consigam concluir o curso, será disponibilizado transporte e alimentação, e a inclusão no mercado de trabalho será realizada pela rede Cherin Bão que oferecerá a possibilidade do primeiro emprego a todos os jovens após o término do curso.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, realizada no 2º trimestre deste ano, mostram que o acesso a vagas ainda é desigual entre diferentes grupos da população. Entre os 10 milhões de desempregados no país, a taxa entre pessoas negras teve crescimento de quase 14%. A estatística revela ainda que pretos e pardos, com 11,3% e 10,8%, respectivamente, estão abaixo da média nacional.
“Esse números são a principal razão para pensarmos em projetos como esse. Com o apoio da iniciativa privada em conjunto com equipes que conhecem o dia a dia e as necessidades desses jovens esperamos fazer a diferença no futuro desses jovens e de suas famílias”, comenta Leticia Gabrieli de Oliveira, Coordenadora de Qualificação Profissional Unidade Poá da Gerando Falcões
O programa fez parcerias importantes para oferecer capacitação profissional, suporte para conclusão do curso e inclusão no mercado de trabalho, unindo a capacidade de impacto social da Gerando Falcões ao conhecimento e liderança do mercado de bebidas de especialidade da Da Vinci Gourmet.
“Na Kerry estamos comprometidos em promover mais oportunidades para grupos subrepresentados no mercado de trabalho. Acreditamos que ações afirmativas como esta, são fundamentais para possibilitar a inclusão e mudar a realidade. O desafio é grande, mas acreditamos que ações afirmativas como este curso de formação de baristas transformam vidas”, afirma Marcio Luz, Presidente da Kerry no Brasil e Cone Sul.
Cronograma / Aulas
-O que esperamos deste curso | 1 aula |
-Historia do café | 2 aulas |
-Métodos de café | 2 aulas |
-Atendimento e serviços | 3 aulas |
-Maquinário de café | 1 aula |
-Espresso | 1 aula |
-Torra de café | 2 aulas |
-O papel da indústria no mercado de café | 1 aula |
-Leite | 2 aulas |
-Taste de café | 1 aula |
-Elaboração de Cardápio | 3 aulas |
-Latte art | 3 aulas |
-Finanças para cafeteria | 2 aulas |
-MKT Pessoal / Redes sociais | 2 aulas |
-MKT de Produtos / Redes Sociais | 2 aulas |
-Regras de vigilância sanitária | 2 aulas |
Parcerias
Nomes como Nude Plant Based, GranCoffee, Leitissimo, Fiamma, Café Cozinha, Café do Ponto, Unique Cafés, IBB- Instituto Brasileiro de Barismo), CB to Go e Coolinary, apoiam o projeto com recursos para realização do curso, e quem quiser fazer parte deste time de apoiadores, promovendo oportunidades aos novos baristas, receberá:
- Placa sinalizadora “EU APOIO GERANDO BARISTAS” para balcão e divulgação do estabelecimento como apoiador do projeto com logomarca de todos as empresas voluntárias, apoiadoras da iniciativa;
- Cartão fidelidade virtual DA VINCI GOURMET, com o qual o apoiador recebe 5% de desconto durante o período de 1 (um) ano na compra de qualquer produto DVG no site da CafeStore.
Sobre a Gerando Falcões
Fundada em 2011, a ONG Gerando Falcões é uma plataforma de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes em favelas do Brasil, e tem como missão transformar a pobreza das favelas. Os focos são em iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo e, para isso, entregam serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em favelas, e executam programas de transformação sistêmica.
Sobre a Kerry
A Kerry é líder mundial no desenvolvimento de soluções em Taste & Nutrition e principal parceira para as indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica. Sua ampla base tecnológica, modelo de negócios centrado no cliente e capacidade de soluções integradas líderes da indústria a posicionam como a melhor parceira na cocriação. É a inovação com os clientes que permite a criação de produtos de grande sabor, com melhor nutrição e funcionalidade, ao mesmo tempo que garante um melhor impacto para o planeta. Em 1994, a Kerry começou a operar na América Latina, iniciando as atividades no México. Em 1998, a empresa foi estabelecida no Brasil. Atualmente, a Kerry está presente em oito países da América Latina com 14 fábricas, 6 escritórios comerciais e 2 centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação. Empregando mais de 22.000 pessoas em todo o mundo, incluindo mais de 1.000 cientistas de alimentos, e com presença global que se estende através de 148 fábricas em 32 países, a Kerry cria um mundo de nutrição sustentável. Seu objetivo é alcançar mais de 2 bilhões de consumidores com suas soluções até 2030. Para mais informações, visite o site