Projeto aproxima estudantes da rede pública de ensino de Taubaté (SP) do cinema

Iniciativa é fruto de parceria entre Sesc São Paulo, Museu Mazzaropi e Secretaria Municipal de Educação
Até 14 de agosto alunos e professores da rede pública de ensino de Taubaté terão a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o cinema, graças a cursos, exibições e visitas mediadas no Museu Mazzaropi, cujo acervo conta com itens da vida e obra do diretor e ator Amácio Mazzaropi e ao seu estúdio PAM Filmes. Trata-se do projeto “Giz, Câmera, Ação: a magia do cinema”, realizado pelo Museu em parceria com o Sesc São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação.
A iniciativa, que começou em março, atenderá 3.254 estudantes do 9º ano, com oficinas de cinema de terça a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h, até 7 de julho, e também com visitas ao Museu até 5 de julho para a exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade”, que combina arte e ciência na magia dos efeitos óticos, imagens em movimento, músicas, objetos cenográficos, equipamentos de cinema da época e recursos digitais atuais.
Os educadores também serão beneficiados. Entre 24 de abril e 23 de maio, das 18h às 19h40, acontece a oficina “Lentes em campo”, com o coletivo Lentes Periféricas, focada na realização de filmes com o celular, potencializando-o como dispositivo de ensino. E de 29 de maio a 27 de junho a artista Marta Russo ministrará a oficina “Animações com celular”, sobre o uso da tecnologia por professores de Arte.
Todas as atividades acontecem no Museu Mazzaropi (Estrada Amácio Mazzaropi, 249 — Itaim — Taubaté). O objetivo é que o público-alvo do projeto tenha contato com experiências de luz, som, cor, imagem, montagem e edição.