Projeta Cultura lança jornada digital gratuita para agentes culturais

Projeta Cultura lança jornada digital gratuita para agentes culturais

O Projeta Cultura acaba de lançar uma jornada de formação 100% digital e gratuita para agentes culturais que desejam tirar projetos inovadores do papel. A iniciativa é uma parceria do Governo de Minas e do Instituto Vivas, com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Jornada de formação gratuita para projetos culturais

O Projeta Cultura disponibiliza uma websérie educativa, material didático completo e a assistência da inteligência artificial ROBOZIN. O objetivo é auxiliar os agentes culturais na elaboração e inscrição de projetos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Todo o conteúdo pode ser acessado online, proporcionando flexibilidade para profissionais de diversas regiões do estado.

A subsecretária de Cultura de Minas Gerais, Maristela Rangel, destacou a importância da iniciativa: “O Projeta Cultura auxilia de forma didática e inovadora os agentes culturais do estado, ampliando e modernizando o acesso aos mecanismos de fomento”.

Conteúdo didático e inteligência artificial para auxiliar agentes culturais

A websérie conta com dez episódios apresentados por Fernanda Vianna, atriz e produtora cultural. Os temas abordados incluem planejamento, orçamento, produção e público-alvo. Especialistas renomados do setor participam da série, oferecendo dicas valiosas.

O material didático funciona como um guia completo para consulta durante o processo de elaboração dos projetos. O ROBOZIN, assistente virtual baseado em inteligência artificial, auxilia na organização e na redação de textos para submissão de projetos.

Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, reforça o impacto do projeto: “Interiorizar e democratizar o acesso à cultura é essencial para fortalecer o setor cultural em Minas Gerais”.

Expansão e acessibilidade na formação cultural

A primeira etapa do Projeta Cultura aconteceu entre maio e junho de 2024, em Belo Horizonte, com oficinas de Fotografia, Poesia, Design, Dança e Audiovisual. Em outubro, o projeto expandiu suas atividades para 11 cidades do interior de Minas Gerais, promovendo formação especializada para produtores culturais.

O conteúdo atualizado e digital permite que mais pessoas tenham acesso a capacitação na área cultural, impulsionando a profissionalização e a aprovação de projetos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Como acessar o Projeta Cultura

Os conteúdos estão disponíveis gratuitamente no site oficial do projeto: www.projetacultura.art.br. Basta realizar o cadastro para acessar a websérie, o material didático e a assistência do ROBOZIN.

marramaqueadmin