Amazon Brasil anuncia a 2ª edição de prêmio literário

Amazon Brasil anuncia a 2ª edição de prêmio literário

Escritoras e escritores de todo o Brasil poderão se inscrever entre 16 de setembro e 31 de dezembro para concorrer ao Prêmio Amazon de Literatura Jovem. A premiação visa destacar autores do gênero Jovem-Adulto que publicam suas obras de forma independente pelo Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta de autopublicação da Amazon. A iniciativa, em parceria com a HarperCollins Brasil, visa democratizar o acesso à literatura e apoiar novos talentos.

Inscrições abertas e premiação

O período de inscrições vai de 16 de setembro a 31 de dezembro de 2024. A Bienal do Livro do Rio de Janeiro anunciará o vencedor em 2025. O grande premiado receberá R$ 35 mil, incluindo um adiantamento de royalties no valor de R$ 10 mil da HarperCollins Brasil. Além disso, o autor terá sua obra publicada na versão impressa pelo selo Pitaya, destinado ao público Jovem-Adulto, e em audiolivro pela Audible.

Júri especializado

O júri da 2ª edição do prêmio contará com grandes nomes da literatura jovem, como Thalita Rebouças, Pedro Rhuas e Alec Costa. Os autores independentes terão uma oportunidade única de se destacar, sendo reconhecidos por profissionais do setor editorial.

Democratização da leitura no Brasil

Além de promover novos talentos literários, o Prêmio Amazon de Literatura Jovem reforça o compromisso da Amazon com a democratização do acesso à leitura. Em colaboração com o Instituto Pró-saber SP, a Amazon Brasil continua investindo em iniciativas que incentivam o hábito de ler em comunidades carentes, contribuindo com o lançamento de novas estações de leitura em escolas públicas.

Apoio contínuo à literatura nacional

Com o sucesso da primeira edição do prêmio, a Amazon Brasil reafirma seu compromisso com a promoção da literatura nacional. Durante a Bienal do Livro de 2024, a obra vencedora da primeira edição, “Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca”, da autora Juliana Giacobelli, foi lançada nas versões física e em audiolivro.

A Amazon Brasil segue sendo uma importante parceira para autores independentes, oferecendo plataformas como o KDP e a Audible para que suas obras alcancem um público mais amplo.

marramaqueadmin