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Por que Boca Rosa entrou no metaverso com a Pink?

Mariana Munis

Você sabe o que é o metaverso? O Metaverso representa qualquer experiência imersiva e online, atuando com realidade aumentada em ambientes virtuais. Resume-se a uma experiência imersiva em espaços virtuais.

  Por conta da pandemia e devido aos avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas do século XXI, os consumidores foram impulsionados a utilizarem cada vez mais plataformas online e, consequentemente, acabaram por entrar no metaverso. 

Portanto, em um futuro não tão distante, nós, consumidores, além de nossa vida desconectada, teremos uma vida online, e por meio de nossos avatares virtuais poderemos conversar, trabalhar, ter uma vida social com amigos e familiares, e adquirir produtos tangíveis no metaverso.

Pensando nisso, as empresas e personalidades brasileiras já começaram a marcar presença nesse ambiente. Dentre elas, a CEO da Boca Rosa Company e influencer Bianca Andrade lançou o seu avatar no metaverso, a Pink. Ela é uma versão independente da empresária no metaverso, a qual irá promover ações e iniciativas para gerar engajamento com o público e com as marcas e avatares parceiros.

Pink já conta com quase 100 mil seguidores em seu perfil no Instagram. 

De acordo com a professora portuguesa da Porto Executive Academy, Inês Pereira, em seu artigo acadêmico denominado “O metaverso e a sua influência no posicionamento das marcas”, publicado na revista The Trends Hub, estar no metaverso traz inúmeros benefícios para uma marca, dentre eles:

Fortalecimento da relação entre marca e consumidor, permitindo novas formas de interação: nesse ambiente, as marcas conseguirão conversar de maneira mais próxima e assertiva com seus consumidores, principalmente com o público da geração Z. Esse movimento para Bianca Andrade é interessante, de modo que a sua marca não envelheça com seus consumidores e conquiste os consumidores de uma geração mais nova.

Lembrando que o ambiente digital não ameaça a existência do mundo físico: cada vez mais eles irão se complementar.

Aumento do engajamento e brand awareness: As ações que podem ser efetuadas no metaverso são inúmeras:

a. E-commerce imersivo (compra de produtos físicos por meio do mundo virtual)

b. Gamification (o uso do conceito e do ambiente de um jogo online para inserção de ações da marca)

c. Showrooms Virtuais

d. Eventos Virtuais 

Independentemente do tipo de ação, a presença de uma marca no metaverso engaja, gerando múltiplas interações e buzz ao redor de seu universo, mostrando que a empresa está atenta às mudanças tecnológicas e se mantém  inovadora.

Além de o avatar Pink efetuar ações representando de maneira independente a Bianca Andrade e interação com outros avatares no Metaverso, os produtos da influencer serão vendidos na plataforma (Boca Rosa Beauty e Boca Rosa Hair) e tudo caminha para que as pessoas possam, por meio da realidade aumentada experimentá-lo, ou até mesmo tirar dúvidas com uma consultora e SAC no metaverso. 

Além do mais, Bianca pretende investir em NTFs, as quais disponibilizarão o direito de seus donos participarem de eventos e lançamentos exclusivos, voltados ao público fiel da marca. 

Mariana Munis é professora de Marketing e Comportamento do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está na 71a posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa Times Higher Education 2021, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Comemorando 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras