PLATAFORMA FARTURA REALIZA EVENTO “FARTURA ENCONTROS DA GASTRONOMIA – ESPECIAL DIA DAS MÃES”

DIAS 12 E 13 DE MAIO, BATE-PAPOS GRATUITOS COM CHEFS E EMPREENDEDORES, ALÉM DE PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA COM COZINHAS AO VIVO
Nos dias 12 e 13 de maio, a Plataforma Fartura realiza o evento Fartura Encontros da Gastronomia – Especial Dia das Mães com uma programação gastronômica e bate-papos gratuitos, na Casa Fartura.
Na sexta-feira (12), Tereza e Flávia Baltazar, mãe e filha que tocam a Taberna Baltazar, conduzem a conversa com o tema “Herança Materna”, sobre o negócio familiar. Em seguida, o chef Caetano Sobrinho, dos restaurantes Caê e Timbuca, fala sobre “Comida de Família” e prepara o Frango com Catupiry da D. Juçara, uma homenagem à sua mãe. Quem estiver presente, poderá experimentar sem custo. E para finalizar, Renata Camargo, do projeto “Comida que Abraça”, que está arrecadando fundos para doar kits no Dia Das Mães, traz o tema “Mãe, o primeiro alimento”.
Já no sábado (13), a dupla Tereza e Flávia Baltazar volta com uma nova abordagem: “Como é ser mulher e mãe na cozinha profissional?”. Seguindo a mesma temática, a chef Carol Fadel convidou sua mãe e, juntas, falam sobre gastronomia e empreendedorismo feminino. Ela também prepara um prato que será servido no espaço Cozinha ao Vivo. Por fim, o chef Juliano Caldeira abre a conversa “Quando o filho vai pra cozinha” e prepara um prato tradicional nas festas e encontros de sua família, o bobó.
“No Brasil, 96% das cozinhas domésticas são comandadas por mulheres. Ou seja, é de responsabilidade feminina o ato de alimentar a família. Mulheres que são mães, avós, tias, irmãs e filhas. É impossível falar de comida sem ligá-la, de alguma forma, à maternidade. E não é só a mãe biológica, é a mãe que cuida, que cria. E quantas mulheres não desempenham esse papel mesmo sem nunca terem ficado grávidas?”, questiona a curadora da Plataforma, Carolina Daher.
O evento Fartura Encontros da Gastronomia – Especial Dia das Mães é totalmente gratuito, sujeito à lotação do espaço. É realizado pela Plataforma Fartura Gastronomia e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
SERVIÇO
Fartura Encontros da Gastronomia – Especial Dia das Mães
SEXTA-FEIRA (12/5):
13h às 14h: Flávia Baltazar e Tereza Baltazar – bate-papo Herança Materna
14h30 às 15h30: Caetano Sobrinho – bate-papo Comida de Família
16h às 17h: Caetano Sobrinho – Cozinha ao vivo: Frango com Catupiry da D. Juçara
17h às 18h: Renata Camargo – bate-papo: Mãe o primeiro alimento
SÁBADO (13/5):
10h às 11h: Flávia Baltazar e Tereza Baltazar – bate-papo “Como é ser mulher e mãe na cozinha profissional?”
12h às 13h: Carol Fadel – bate-papo “Gastronomia e empreendedorismo feminino”
13h30 às 14h30: Carol Fadel – Cozinha ao Vivo.
15h às 16h: Juliano Caldeira – bate-papo “Quando o filho vai pra cozinha”
16h30 às 17h30: Juliano Caldeira – Cozinha ao Vivo: Bobó – Comida de memória
LOCAL: Casa de Gastronomia Fartura: R. Rio de Janeiro, 2076 – Lourdes
Participação gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Retirada de ingressos: http://eventos.gofree.co/farturamaes
Mais informações: www.farturabrasil.com.br
SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL
A Plataforma Fartura tem a gastronomia como uma causa. O seu propósito é promover a transformação social e o desenvolvimento econômico, por meio de oportunidades para os integrantes dessa cadeia e compartilhamento de conhecimento gastronômico.
A iniciativa tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência/festivais – criando conexões entre os integrantes dessa cadeia.
Na prática, a Plataforma Fartura consiste em:
Expedições Fartura: viagens de pesquisa que já percorreram mais de 100 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 300 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.
Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.Festivais Fartura: a celebração da iniciativa são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos já aconteceram em todas as regiões do Brasil e em Portugal: Belém, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Tiradentes, Brumadinho (Inhotim), Conceição do Mato Dentro, Serro e Lisboa.