“Pelas engrenagens” abre em 18 de outubro na Galeria Pró-Arte

Exposição coloca em diálogo artistas históricos e contemporâneos para investigar as relações entre arte, indústria e tecnologia no Brasil
A Galeria Pró-Arte inaugura, no próximo dia 18 de outubro, a exposição coletiva “Pelas engrenagens”, que reúne obras de alguns dos principais nomes da arte brasileira do século XX, como Abraham Palatnik, Ascânio M.M.M., Claudio Tozzi, Francisco Brennand, Jacques Douchez, Lothar Charoux, Mauricio Nogueira Lima, Rubens Gerchman e Toyota, entre outros.
A mostra, que poderá ser visitada até 10 de novembro de 2025, propõe uma reflexão sobre a complexa relação entre arte, indústria e tecnologia no contexto brasileiro, colocando lado a lado artistas históricos e contemporâneos que exploram as tensões e possibilidades entre experimentação estética e modernização.
“A ideia de que arte e indústria são capazes de estabelecer relações razoavelmente simétricas acontece, no terceiro mundo, às avessas. Se a industrialização dos grandes centros parte de transformações na demanda que implicam a exigência por adequação da oferta, a pressa das economias subdesenvolvidas por atingir o padrão de consumo do centro leva a ordem dos processos de pernas para o ar: as transformações partem da oferta para depois confrontarem a demanda. Pelas engrenagens reúne artistas que viveram a industrialização tardia e, justamente por isso, conseguiram formalizar a convivência contraditória entre a urgência moderna e estruturas coloniais persistentes”, afirma Gabriel San Martin, autor do texto crítico da mostra.
Partindo de diferentes abordagens sobre a mecanização, a serialização e as transformações sociais impulsionadas pela indústria no século XX, a seleção de obras lança luz sobre debates ainda atuais, convidando o público a refletir sobre as implicações da modernidade e os impasses que atravessam o presente.
Ao reunir esse conjunto de artistas, “Pelas engrenagens” também revisita momentos fundamentais da produção artística nacional, destacando como as experiências da era industrial influenciaram a criação de linguagens e formas que continuam a ecoar nas discussões sobre tecnologia, modernização e identidade.
Serviço
Pelas engrenagens – Exposição coletiva
Abertura: 18 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Visitação: 20 de outubro a 10 de novembro de 2025
Local: Galeria Pró-Arte
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644 – Jardim América, São Paulo
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 16h
Entrada gratuita