O ator Pedro Meireles integra o elenco do musical “A Christmas Carol – Um Conto de Natal”, ao lado de Miguel Falabella e grande elenco. O espetáculo está em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.
Com a participação de Miguel Falabella como o avarento Ebenezer Scrooge, Juju Teófilo como a doce Doroty Miranda e mais 50 atores, o famoso clássico natalino do escritor inglês Charles Dickens “A Christmas Carol – Um Conto de Natal” faz curta temporada no Brasil, no Teatro Procópio Ferreira. Pedro Meireles interpretará a Sra. Dilbert, a empregada de Ebenezer Scrooge.
O espetáculo ficou conhecido em todo o mundo por apresentações em teatros, especiais para a TV, filmes, desenhos animados, servindo até de inspiração para personagens da Disney, entre eles, o pão duro Tio Patinhas. A bem-sucedida montagem inglesa tem adaptação de Miguel Falabella, direção geral e coreografias de Fernanda Chamma, direção musical de Vinícius Loyola, vídeos cenários de Richard Luiz e a participação de nomes consagrados do teatro musical nacional.
A trama acompanha Ebenezer Scrooge, um homem avarento e amargurado que abomina o Natal. Ele trabalha em um escritório em Londres com Bob Cratchit, um pobre – mas feliz – empregado, pai de quatro filhos – incluindo seu frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas. Na véspera do Natal, Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio, Jacob Marley, morto há sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que o seu espírito não pode descansar em paz já que não foi bom nem generoso em vida, mas que o amigo ainda tem uma chance de se salvar. Para isso, ele receberá a visita de três espíritos naquela noite.
O primeiro fantasma a chegar é um ser com uma luz que emana da sua cabeça e um apagador de velas debaixo do braço à guisa de chapéu. Este é o Espírito dos Natais Passados, que leva Scrooge de volta no tempo e mostra a sua adolescência e o início da sua vida adulta, quando ele ainda amava essa data comemorativa. Triste com as lembranças, o protagonista enfia o chapéu na cabeça do espírito, ocultando a luz dele. A entidade, então, desaparece, deixando o velho sozinho em seu quarto.
O segundo espírito a dar as caras é o Natal do Presente, um gigante risonho com uma coroa de azevinho e uma tocha na mão. Ele mostra a Scrooge as celebrações do presente, incluindo a humilde comemoração natalícia dos Cratchit, que, apesar de pobre, é uma família muito feliz e unida. A tocha na mão do espírito tem a utilidade de dar um sabor especial à ceia daqueles que fossem “contemplados” com a sua luz. No fim da viagem, o espírito revela sob o seu manto duas crianças de caras terríveis, a Ignorância e a Miséria, e pede que os homens tenham cuidado com elas. Depois disso vai-se embora.
O terceiro espírito, o dos Natais Futuros, apresenta-se como uma figura alta, envolta num traje negro que oculta o seu rosto, deixando apenas uma mão aparente. O espírito não diz nada, mas aponta, e mostra a Scrooge a sua morte solitária, sem amigos.
Após a visita dos três espíritos, o velho amanhece como um outro homem. Passa a amar o espírito de Natal e a ser generoso com os que precisam – começa, inclusive, a ajudar o seu empregado Bob Cratchit, tornando-se um segundo pai para o Pequeno Tim. Diz-se que ninguém celebrava o Natal com mais entusiasmo que ele.
“A Christmas Carol – Um Conto de Natal” é um espetáculo inesquecível para toda a família!