Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the change-wp-admin-login domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u687759733/domains/marramaque.jor.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
PAULO MIRANDA REALIZA PALESTRA VIRTUAL SOBRE MILLÔR FERNANDES NO CANAL DE YOUTUBE DA AML - Marramaque

PAULO MIRANDA REALIZA PALESTRA VIRTUAL SOBRE MILLÔR FERNANDES NO CANAL DE YOUTUBE DA AML

PAULO MIRANDA REALIZA PALESTRA VIRTUAL SOBRE MILLÔR FERNANDES NO CANAL DE YOUTUBE DA AML

DIPLOMATA É CONVIDADO DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS PARA APRESENTAÇÃO NO CENTENÁRIO DO CONSAGRADO CRONISTA

O diplomata Paulo Miranda apresenta a palestra “Minerando Millôr, Miranda?”, que conta com um mergulho por dentro da obra e da biografia do escritor, que completaria cem anos em 2023. A homenagem ao centenário de Millôr Fernandes acontece no canal de YouTube da AML, no dia 18 de abril, às 11h. A palestrante irá abordar brevemente a biografia e, sobretudo, o percurso literário do escritor.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

Milton Viola Fernandes, o Millôr, foi um artista múltiplo das palavras, do desenho e da dramaturgia, tendo o humor e a ironia como sua principal veia criativa. Jornalista, desenhista, dramaturgo, poeta, cronista e potente escritor, documentou e satirizou diversos episódios da história política do país e agora ganha homenagem da Academia Mineira de Letras. Ele conquistou notoriedade por suas colunas de humor gráfico em publicações como Veja, O Pasquim e Jornal do Brasil. 

 O palestrante Paulo Miranda lembra os primeiros contatos com a obra do “Humortal”: “desde a minha infância venho sendo despertado pelo trabalho e obra de Millôr Fernandes, tentando entender como um desenhista, a meu ver tão pouco expressivo, podia ocupar páginas e páginas de revistas e jornais de tão larga circulação. Mas se do desenho ainda desdenho, é no melhor entendimento da profundidade e do alcance de seus ditos, diálogos e simbologias que me empenho”, recorda Paulo Miranda.
Fã do humor e também escritor, o diplomata e membro da Academia de Letras de Divinópolis ainda comenta “seja pela busca da síntese, seja pela mordacidade da ironia, sinto-me mais afinado com Millôr do que afiado com Machado”. A palestra em homenagem a Millôr Fernandes aciona a memória afetiva de leitores e resgata a potência da ironia do artista das letras – considerado, por muitos, completo.

Sobre o palestrante:

Paulo Miranda é natural de Pitangui (MG). Graduado pela UFMG com Licenciaturas em Letras (Inglês) e em Geografia; Professor de Inglês e Francês no Colégio Municipal de Contagem, 1970-74, Instituto Rio Branco, MRE, Brasília 1976/77. Na Secretaria de Estado esteve lotado no Departamento de Promoção Comercial. Possui passagens pelas Embaixadas em Jacarta, Varsóvia, Ottawa, Cingapura e Helsinque, Consulado-Geral em Londres, e Embaixador em Saint Georges, Granada. Realizou missões transitórias em Abidjan, Kuwait e Belize. Afiliações acadêmicas: Academia de Letras de Divinópolis, AMULMIG. É co-fundador do Instituto Histórico de Pitangui. Entre textos publicados, destaca-se obra em coletânea: “Tertúlias Quixotescas” (2020) na companhia de Olavo Romano, Octávio Elísio, Edmundo Carvalho, Epiphânio Camillo, Francisco Bastos e William Santiago, posfácio de Rogério Faria Tavares.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestra online “Minerando Millôr, Miranda?”, com Paulo Miranda

Data: 18 de abril, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras 

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.  

 Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

marramaqueadmin