PAULO MIRANDA REALIZA PALESTRA VIRTUAL SOBRE MILLÔR FERNANDES NO CANAL DE YOUTUBE DA AML

PAULO MIRANDA REALIZA PALESTRA VIRTUAL SOBRE MILLÔR FERNANDES NO CANAL DE YOUTUBE DA AML

DIPLOMATA É CONVIDADO DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS PARA APRESENTAÇÃO NO CENTENÁRIO DO CONSAGRADO CRONISTA

O diplomata Paulo Miranda apresenta a palestra “Minerando Millôr, Miranda?”, que conta com um mergulho por dentro da obra e da biografia do escritor, que completaria cem anos em 2023. A homenagem ao centenário de Millôr Fernandes acontece no canal de YouTube da AML, no dia 18 de abril, às 11h. A palestrante irá abordar brevemente a biografia e, sobretudo, o percurso literário do escritor.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

Milton Viola Fernandes, o Millôr, foi um artista múltiplo das palavras, do desenho e da dramaturgia, tendo o humor e a ironia como sua principal veia criativa. Jornalista, desenhista, dramaturgo, poeta, cronista e potente escritor, documentou e satirizou diversos episódios da história política do país e agora ganha homenagem da Academia Mineira de Letras. Ele conquistou notoriedade por suas colunas de humor gráfico em publicações como Veja, O Pasquim e Jornal do Brasil. 

 O palestrante Paulo Miranda lembra os primeiros contatos com a obra do “Humortal”: “desde a minha infância venho sendo despertado pelo trabalho e obra de Millôr Fernandes, tentando entender como um desenhista, a meu ver tão pouco expressivo, podia ocupar páginas e páginas de revistas e jornais de tão larga circulação. Mas se do desenho ainda desdenho, é no melhor entendimento da profundidade e do alcance de seus ditos, diálogos e simbologias que me empenho”, recorda Paulo Miranda.
Fã do humor e também escritor, o diplomata e membro da Academia de Letras de Divinópolis ainda comenta “seja pela busca da síntese, seja pela mordacidade da ironia, sinto-me mais afinado com Millôr do que afiado com Machado”. A palestra em homenagem a Millôr Fernandes aciona a memória afetiva de leitores e resgata a potência da ironia do artista das letras – considerado, por muitos, completo.

Sobre o palestrante:

Paulo Miranda é natural de Pitangui (MG). Graduado pela UFMG com Licenciaturas em Letras (Inglês) e em Geografia; Professor de Inglês e Francês no Colégio Municipal de Contagem, 1970-74, Instituto Rio Branco, MRE, Brasília 1976/77. Na Secretaria de Estado esteve lotado no Departamento de Promoção Comercial. Possui passagens pelas Embaixadas em Jacarta, Varsóvia, Ottawa, Cingapura e Helsinque, Consulado-Geral em Londres, e Embaixador em Saint Georges, Granada. Realizou missões transitórias em Abidjan, Kuwait e Belize. Afiliações acadêmicas: Academia de Letras de Divinópolis, AMULMIG. É co-fundador do Instituto Histórico de Pitangui. Entre textos publicados, destaca-se obra em coletânea: “Tertúlias Quixotescas” (2020) na companhia de Olavo Romano, Octávio Elísio, Edmundo Carvalho, Epiphânio Camillo, Francisco Bastos e William Santiago, posfácio de Rogério Faria Tavares.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestra online “Minerando Millôr, Miranda?”, com Paulo Miranda

Data: 18 de abril, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras 

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.  

 Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

marramaqueadmin