O Theatro Municipal de São Paulo apresenta, nesta sexta e sábado (2 e 3 de dezembro), o espetáculo “Tributo a Maria Callas”, em homenagem ao centenário de nascimento da soprano grega. A apresentação reúne as sopranos Camila Provenzale, Eiko Senda e Rosana Lamosa, acompanhadas pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro titular Roberto Minczuk.
O repertório do espetáculo é composto por onze árias de óperas que Callas interpretou ao longo de sua carreira, como “Tosca”, “La Traviata” e “Carmen”. As cantoras destacam a importância de Callas para a história da ópera e sua influência em suas próprias carreiras.
“Callas foi uma das maiores cantoras do século XX, grande expoente do belcanto e reconhecida pela extensão, beleza e precisão de sua voz e de suas interpretações”, afirma Rosana Lamosa. “Ela é uma referência para todas as cantoras belcantistas.”
Eiko Senda, que protagonizou recentemente a temporada de “O Navio Fantasma” no Theatro Municipal, também destaca a importância de Callas em sua carreira. “Quando tenho dúvidas sobre fraseados, respirações, produções e cores interpretativas, sempre volto para ela”, diz. “Não posso cantar como ela, pois temos bagagens de vida distintas, claro, mas sempre busco um aperfeiçoamento como o dela.”
Para Camila Provenzale, Callas é imortal e transcendeu as fronteiras da ópera. “Callas provou que uma cantora pode ser uma artista completa, não apenas uma voz, mas uma força emotiva e poderosa no palco”, afirma. “Ela abriu caminho para que artistas como eu explorassem as profundezas emocionais de cada um dos papéis que a gente interpreta no palco, buscando sempre a verdade e a paixão em cada performance.”
O espetáculo “Tributo a Maria Callas” será apresentado na Sala de Espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo, nos dias 8 e 9 de dezembro, às 20h e 17h, respectivamente. Os ingressos custam de R$ 12 a R$ 64 (inteira).