Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the change-wp-admin-login domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u687759733/domains/marramaque.jor.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Orquestra Sinfônica Mackenzie recebe homologação para captar recursos pela Lei Rouanet - Marramaque

Orquestra Sinfônica Mackenzie recebe homologação para captar recursos pela Lei Rouanet

Orquestra Sinfônica Mackenzie recebe homologação para captar recursos pela Lei Rouanet

Iniciativa contém projeto pedagógico para formação cultural

A expectativa é que em dois meses a Orquestra Sinfônica Mackenzie já tenha adquirido um repertório inicial para se apresentar em concertos oficiais, com ingressos gratuitos para a população, além das eventuais e necessárias apresentações internas, como celebrações e eventos comemorativos. A intenção é levar a orquestra, promovendo concertos pelo Brasil, principalmente nas cidades onde o Mackenzie está presente com suas unidades: Brasília, Rio de Janeiro, Palmas, Curitiba, Castro e Dourados.

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) acaba de receber a homologação da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 15 de dezembro, para captar recursos de doações e patrocínios para o seu mais novo projeto sociocultural: a Orquestra Sinfônica Mackenzie. 

Seguindo aos critérios da Lei nº 8.313/91, popularmente conhecida como Lei Rouanet, o projeto visa capacitar e manter uma orquestra sinfônica com 60 membros junto a um projeto pedagógico, sendo comandado pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

A homologação perante a instância federal autoriza o Mackenzie a captar recursos para o projeto de pessoas físicas e jurídicas, que podem contribuir tanto com doações espontâneas como também por meio de incentivos fiscais, com a possibilidade de dedução da doação de até 6% do Imposto de Renda (IR) devido para pessoas físicas e de até 4% para pessoas jurídicas. Para contribuir, faça uma doação para: Banco: 001 – Banco do Brasil; Agência: 1911-9; Conta corrente: 9515-X; 1º Identificador: CPF/CNPJ do doador; 2º Identificador: código 1 patrocínio.

Essa é uma oportunidade para todos os mackenzistas, comunidade e empresas participarem de um projeto de formação, que incentiva a cultura e a cidadania, segundo Ciro Aimbiré, gerente do Programa Para Sempre Mackenzista (PSM). “Nossa proposta é diferenciada porque nosso projeto não tem limite de idade entre os participantes e prevê apresentações gratuitas em diversos espaços. O valor captado será direcionado para a manutenção da orquestra de forma completa, desde as pessoas, instrumentos, infraestrutura etc.”, afirma.

Após a recriação da Orquestra Sinfônica Mackenzie, a expectativa é que em dois meses ela já tenha adquirido um repertório inicial para se apresentar em concertos oficiais, previamente divulgados, uma vez ao mês, com ingressos gratuitos para a população, além das eventuais e necessárias apresentações internas, como celebrações e eventos comemorativos. A intenção é levar a orquestra, promovendo concertos pelo Brasil, principalmente nas cidades onde o Mackenzie está presente com suas unidades: Brasília, Rio de Janeiro, Palmas, Curitiba, Castro e Dourados.

Sobre a Orquestra

A Orquestra Sinfônica Mackenzie foi fundada em 2015 pelo regente e compositor Flávio Régis Cunha e pelo maestro Parcival Módolo, também coordenador da CAC da UPM, e era então chamada Orquestra de Câmara Mackenzie, sendo mantida voluntariamente por seus participantes e por recursos da UPM.

Com a expansão do projeto e a possibilidade de ser incentivada e patrocinada, a orquestra ganha um novo contorno com seu projeto pedagógico e tem como objetivos primordiais a continuação da formação de músicos promissores da cidade de São Paulo, proporcionando o estudo do repertório orquestral de diferentes épocas e estilos, por meio da prática em conjunto e sua posterior apresentação pública.

O projeto pedagógico atrelado à orquestra, chamado Prática de Orquestra, busca incentivar e estimular o desenvolvimento musical nas aulas em grupo, ensaios e apresentações, em que os participantes vivenciarão conceitos como disciplina, espírito de equipe e companheirismo, promovendo a cidadania, contribuindo com o desenvolvimento dos participantes.

Os recursos captados pela Lei Rouanet permitirão, assim, formar e manter a Orquestra no novo formato; estreitar o relacionamento dos músicos com os demais projetos de extensão do programa, tais como Coros e Grupos teatrais; abrir vagas para jovens bolsistas (PIBEX) para auxiliar na organização do projeto; manter o grupo de suporte da orquestra (com maestros, diretor artístico, spalla, bem como auxiliares); além de incentivar, orientar e encaminhar para a carreira musical os participantes da Orquestra Sinfônica Mackenzie.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, estão previstas apresentações de concertos oficiais, gratuitos e abertos ao público, havendo também a possibilidade de atender a solicitações externas em eventos culturais, cívicos ou festivos, acessíveis aos diferentes públicos, em teatros, bibliotecas e escolas públicas com os integrantes da orquestra. A estimativa inicial é a de realizar cerca de 20 concertos ao longo de um ano depois de formado o corpo da orquestra.

No documento submetido à Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, o projeto relata que muitas vezes a formação da maioria dos estudantes de projetos de orquestras oriundos de escola particulares ou projetos sociais limita-se a aulas individuais. O curso Prática de Orquestra irá oferecer atividades práticas e teóricas para quem já estuda ou estudou algum instrumento musical, desde que alcance os pré-requisitos exigidos na seleção (os critérios serão definidos em editais específicos).

A formação auxiliará o aluno dando oportunidade à experiência da prática de orquestra sinfônica com objetivo de preparar o discente para sua participação em uma orquestra de nível superior ou até semiprofissional. O projeto orquestral visa também atender a uma parcela de alunos que frequentam o ensino médio indo ao encontro das recomendações do Ministério da Educação em suas Orientações Curriculares para o Ensino Médio.

Serviço

Faça sua doação para a Orquestra Sinfônica Mackenzie

Banco: 001 – Banco do Brasil

Agência: 1911-9

Conta corrente: 9515-X

1º Identificador: CPF/CNPJ do doador

2º Identificador: código 1 patrocínio

Sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie  

É uma instituição educacional privada, confessional e sem fins lucrativos. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade.  

Ao longo de sua existência, implantou cursos com o objetivo de abranger novas áreas do conhecimento e acompanhar o progresso da sociedade com intensa participação comunitária. Tornou-se reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das mais renomadas instituições de ensino, entre as que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País. Como entidade confessional, promove o desenvolvimento de cidadãos que sejam solidários, responsáveis e busquem a Deus em seus caminhos.  

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos campi São Paulo, Alphaville e Campinas, das Faculdades Presbiterianas Mackenzie em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), bem como das unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de educação básica em São Paulo, Tamboré (em Barueri – SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie Paraná (Curitiba), que presta mais de 90% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).  

O Mackenzie tem missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora. 

marramaqueadmin