Opinião comemora 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa com debate

Programa vai ao ar nesta quinta-feira (28/9), às 20h30, na TV Cultura

O Opinião, da TV Cultura, vai comemorar os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, nesta quinta-feira (28/9), às 20h30. O programa, apresentado por Andresa Boni, contará com a participação de especialistas para discutir os avanços e os desafios da lei que assegura os direitos básicos de convivência familiar e comunitária a pessoa idosa.

Entre os convidados estão o promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará, Alexandre de Oliveira Alcântara; a filósofa e pesquisadora do GEPEFE/USP, Terezinha Azerêdo Rios; e a psicóloga e professora associada da USP, Deusivania Falcão.

Após a promulgação da lei, em 2003, medidas como a gratuidade de medicamentos e transportes públicos foram implementadas, além de benefícios que visam proteger e dar prioridades às pessoas acima dos 60 anos.

O Estatuto da Pessoa Idosa é um marco importante na defesa dos direitos dos idosos no Brasil. A lei garante, por exemplo, o direito à vida, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, ao respeito e à dignidade.