Novo livro do UM BRASIL discute dilemas do País em meio à complexidade global

 Novo livro do UM BRASIL discute dilemas do País em meio à complexidade global

Publicação reúne entrevistas realizadas pelo Canal ao longo de 2022; temas vão de responsabilidade fiscal do governo a papel do Brasil em meio às demandas sustentáveis do mundo

Nesta sexta-feira (10), o Canal UM BRASIL vai lançar, no Centro de Convenções da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo, a nona edição do Livro UM BRASIL, reunindo uma série de entrevistas feitas pelo Canal ao longo de 2022.

O livro já está disponível em formato digital, gratuitamente, no site do Canal, e em formato físico. A publicação será distribuída em bibliotecas, instituições de ensino, empresas e eventos — como a BRASA Euroleads 2023, que acontecerá em Lisboa, em Portugal, no mês que vem.

Para marcar a data do lançamento, haverá um debate sobre o momento do Brasil e do mundo entre Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da Faap, e Irene Vida Gala, subchefe do escritório de representação do Itamaraty em São Paulo com vasta experiência em embaixadas brasileiras na África.

Canal UM BRASIL, uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), está no ar há nove anos, com um acervo que já conta com mais de 500 entrevistas.

Desta vez, a publicação explora os dilemas nacionais em meio à complexidade global contemporânea, marcada pela guerra na Ucrânia, pelas disputas geopolíticas entre China e Estados Unidos e, no cenário das trocas internacionais, pela atração que o País tem recebido por causa do seu potencial verde.

Entram neste bojo ainda debates nacionais importantes que aconteceram durante o ano passado, como o peso da responsabilidade fiscal do governo — que surgiu na esteira das discussões sobre o teto de gastos durante a campanha eleitoral –, os rumos do Brasil no ano do bicentenário da sua independência e a expansão da agenda ESG no ambiente de negócios.

É por esta razão que estão no livro nomes como o das historiadoras Heloisa Starling e a portuguesa Isabel Corrêa, do filósofo Eduardo Giannetti, do economista Marcos Mendes, do pesquisador John Howkins — que desenvolveu o conceito de economia criativa –, da especialista em diversidade Fran Winandy, entre outros.

“Discutimos a necessidade de rearranjos em todas as esferas da sociedade organizada. Falamos sobre desigualdades, eficiência dos gastos públicos, importância da educação política, sustentabilidade, economia criativa e inovação, geopolítica, etarismo e oportunidades que se aproximam com a nova realidade do metaverso”, elenca Guilherme Baroli, diretor de Conteúdo do UM BRASIL.

O livro também tem um ensaio inédito do jornalista Jaime Spitzcovsky sobre as turbulências atuais no mundo e um editorial assinado pelo presidente da FecomercioSP, Abram Szajman, elencando propostas para o futuro nacional.

“Eis o propósito que permeia a representação empresarial na sua essência: entender as necessidades de um país e propor uma agenda positiva com alternativas viáveis à construção de um futuro mais justo”, reflete Szajman, ao falar sobre a ideia do Canal.

Vale lembrar ainda que, há quatro anos, a edição #6 do Livro UM BRASIL foi eleita a melhor publicação especial de 2018 na premiação da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Sobre o Canal UM BRASIL

Realização da FecomercioSP que, por meio desta plataforma, excede as discussões relativas à sua atuação e ocupa, também, o campo das ideias, ao discutir os rumos do País, seus problemas e soluções. Para isso, desde 2014 conversa, de forma propositiva, com especialistas de diferentes esferas do conhecimento, dispostos a analisar e contribuir para as transformações do Brasil. Os temas abordados nas entrevistas são igualmente amplos. Da gestão pública ao combate à corrupção, da qualidade da democracia à necessidade de modernização do Judiciário, da desigualdade ao cenário internacional, o UM BRASIL transpassa temas caros a toda a sociedade.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

marramaqueadmin