Notícia: Samba! Agoniza mas não morre: Projeto celebra o centenário de Nelson Sargento com shows, oficinas e e-book gratuito

Notícia: Samba! Agoniza mas não morre: Projeto celebra o centenário de Nelson Sargento com shows, oficinas e e-book gratuito

O samba está prestes a ganhar um evento especial em homenagem a um de seus grandes baluartes: Nelson Sargento. O sambista, compositor, ator, escritor e artista plástico, que completaria 100 anos em julho de 2024, será celebrado antecipadamente através do projeto cultural “Samba! Agoniza mas não morre – Nelson Sargento 100 anos”, idealizado por Ronaldo Mattos e Lívea Mattos, filho e nora do mestre, respectivamente, e produtora do projeto.

A celebração acontecerá nos dias 28 e 29 de julho e incluirá dois shows gratuitos, oficinas vivenciais e o lançamento de um e-book com dez músicas marcantes do mestre.

Shows em homenagem ao mestre do samba

O Centro da Música Carioca Artur da Távola será o palco para os dois dias de show “Samba! Agoniza mas não morre”, que contarão a trajetória musical de Nelson Sargento através de seus clássicos e sambas de amigos e parceiros como Cartola, Nei Lopes e Zé Luiz do Império. Lazir Sinval e os cantores Mingo Silva e Ronaldo Mattos serão os intérpretes das canções, e haverá participações especiais de mestre Zé Luiz do Império e da cantora Áurea Martins. O espetáculo terá direção de Luís Filipe de Lima.

Oficinas vivenciais e a essência do samba

Além dos shows, o projeto inclui oficinas vivenciais destinadas exclusivamente para estudantes da Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera, em Irajá. As oficinas proporcionarão vivências com a dança, o ritmo, a poesia e a escuta dialógica com mestres e mestra do samba. Lívea Mattos, nora de Nelson Sargento, conduzirá a vivência poética do samba, enquanto Cintia Brasil, Lorrana Souza e Rian Souza, neta e bisnetos do mestre, ficarão responsáveis pelas vivências da dança do samba. A vivência de ritmo do samba será conduzida pelo educador musical Mateus Xavier, com o uso do método O Passo, que valoriza o fazer musical como parte indissociável da cultura e do corpo.

As oficinas também contarão com a participação especial de mestres e mestra do samba, como Gilda Moreira, presidenta da Velha Guarda da Mangueira, Onésio Meirelles, escritor e sambista, e Rubem Confete, jornalista e compositor, conhecido como uma enciclopédia viva do samba e do carnaval. Eles compartilharão suas histórias e dialogarão com os estudantes, enriquecendo ainda mais a experiência.

E-book gratuito com partituras de clássicos do mestre

O e-book “Samba! Agoniza mas não morre” será lançado no dia 25 de julho e conterá as partituras e cifras digitais de dez sambas marcantes, presentes nos LPs “Sonho de um Sambista” e “Encanto da Paisagem”, que são considerados marcos na carreira do mestre Nelson Sargento. O e-book é uma forma de preservar e disseminar a riqueza musical deixada por esse grande nome do samba. Além das partituras, o e-book também contará com um texto biográfico sobre o compositor, assinado por Lívea Mattos.

O projeto “Samba! Agoniza mas não morre – Nelson Sargento 100 anos” é contemplado pelo edital de Fomento à Cultura (Foca), da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, e é realizado pela Conexão Social Produções.

Para acessar o e-book e obter mais informações sobre o projeto, acesse a página oficial em Nelson Sargento.

Serviço:

SHOW Samba! Agoniza Mas Não Morre Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola Datas:

  • 28 de Julho de 2023 – às 19h, com participação especial de Zé Luiz do Império
  • 29 de Julho de 2023 – às 17h, com participação especial de Áurea Martins Transmissão ao vivo: Canal do YouTube Fita Amarela

Oficinas Vivenciais: Samba! Agoniza Mas Não Morre Local: Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera, Irajá Datas: (As vivências podem sofrer alterações de data)

  • 11 de Agosto de 2023 – 9h30 a 12h30 (Vivências Poesia e Dança do Samba)
  • 18 de Agosto de 2023 – 9h30 a 12h30 (Vivência Ritmo do Samba)
  • 25 de Agosto de 2023 – 9h30 a 12h30 (Vivências Poesia e Dança do Samba)
  • 01 de Setembro de 2023 – 9h30 à 12h30 (Vivências Dialógicas com Mestres e Mestra do Samba)

E-book Samba! Agoniza mas não morre Disponível para download gratuito a partir de 25 de Julho em E-book Samba

marramaqueadmin