Natura Musical apresenta “Festival Elas no Comando”, projeto que destaca as mulheres da indústria cultural 

Natura Musical apresenta “Festival Elas no Comando”, projeto que destaca as mulheres da indústria cultural 

Segunda edição do projeto terá programação gratuita e híbrida: com atividades presenciais e online

De 17 a 20 de maio, as mulheres que atuam na cena cultural do Estado estarão nos holofotes do Festival Elas no Comando, que terá programação online e presencial em Belém. Criado pela produtora Soma Música em 2020, o projeto ganhou a segunda edição este ano com patrocínio da plataforma Natura Musical via lei de incentivo Semear da Fundação Cultural / Governo do Pará. Mais do que destacar as profissionais da indústria da cultura, o Festival se propõe a promover diálogos, acolhimento e capacitação de mulheres que atuam nas diversas áreas do setor: da técnica às artistas, da produção à fotografia.

Esta edição contará com debates, mostra de videoclipes e cinema, oficinas de capacitação, shows, feirinha gastronômica e criativa com ações gratuitas, realizadas em diversos locais da cidade como Ná Figueredo, Casa Soma Cultural e Teatro Gasômetro.

“É impossível nós mulheres ficarmos paradas diante dos dados da UBC de que apenas 3% das mulheres que trabalham com música no Brasil correspondem à mulheres do Norte. Estamos rodeadas de mulheres potentes e incríveis, aguardando treinamento, capacitação, mas, acima de tudo, oportunidade! O Elas no Comando é tudo isso! É um “olha eu/nós aqui”! Que tenhamos mais projetos assim! Mais edições e mais espaços para que as mulheres do norte do Brasil mostrem todo o seu talento e sua força!  A ideia principal do projeto conecta essas mulheres todas em diferentes áreas. E mais que isso, gera oportunidades, abre portas. Dar rosto a quem está por trás das câmeras, da produção, da técnica, da comunicação, etc. Reposiciona o Norte e sobre quem somos, onde estamos e para onde queremos ir. É sobre a Amazônia também, mas não apenas falar sobre a Amazônia, mas sobre viver aqui, vivenciar ela todos os dias, os prazeres e as dificuldades.”, revela Joelle Mesquita, idealizadora do projeto e proprietária da SOMA Música, produtora que trabalha com artistas e diversos projetos na cidade e no Brasil. 

A programação musical será realizada em dois momentos: o primeiro será na quinta, 18, no Núcleo de Conexões Ná Figueredo, onde se apresentarão Matemba, Ruth Clark MC, Sidiane e Mainumy, as quatro jovens artistas selecionadas pelo Edital Elas no Comando, 

uma novidade do Festival que teve curadoria realizada em parceria pela Soma Música e União Brasileira de Compositores (UBC).

O segundo momento será no sábado, 20, na Estação Gasômetro, quando o Festival terá discotecagem da DJ Carol C e apresentações musicais das paraenses Azuliteral, Layse e as Sinceras recebendo Júlia Passos e Helena Ressoa e a mineira Roberta Campos, que traz para Belém o show de seu novo álbum, “O Amor Liberta”, que mistura MPB de voz e violão com indie, jazz, bossa nova e blues. A artista apresentará as novas músicas em formato voz e violão, além de grandes hits como “De Janeiro a Janeiro”, “Minha Felicidade” e “Abrigo”.  Indicada ao Grammy Latino 2016 na categoria “Melhor Álbum de MPB”, Roberta é uma artista completa que canta, compõe, toca, produz e coleciona músicas em trilhas de novelas como “De Janeiro a Janeiro”, canção da artista gravada em parceria com Nando Reis, e que já esteve na trilha de cinco novelas e alcançou a marca de mais de 40 milhões de visualizações na internet e conquistou os primeiros lugares nas rádios de todo o Brasil. Roberta estará pela primeira vez em Belém na segunda edição do Festival Elas no Comando e irá receber no palco a paraense Malu Guedelha. 

A programação também prevê atividades formativas com as oficinas gratuitas de produção, gestão de projetos, fotografia mobile, maquiagem, planejamento de redes sociais, roadie em logística de show, noções básicas de áudio e iluminação. As inscrições foram disputadas e serão realizadas nos dias 18 e 19 na Casa Soma e CN Produções.

A fotógrafa Nay Jinknss vai ministrar a oficina Fotografia Mobile e traz para a oficina a proposta do Festival que é debater o fazer artístico. “A gente vai conversar bastante sobre a introdução à fotografia, como ela surge, mas não com o olhar acadêmico, e sim como a gente tá construindo esse imaginário do brasileiro, a nossa identidade, a nossa memória, falar de identidade, de apagamento, falar de Brasil”, explica a fotógrafa.

Conversa – Seguindo a programação, o Festival oferece também debates e palestras como a “Letra e Composição”, com Dona Onete e com a mediação de Josivana Rodrigues , sua neta e autora da dissertação de mestrado “Entre banzeiros e Remansos”, sobre a vida e obra da nossa rainha marajoara. Vamos poder mergulhar ainda mais fundo no processo criativo e nas inspirações por trás das suas canções incríveis em palestra a ser realizada na sexta, 19 de maio, no Núcleo de Conexões Ná Figueredo, de 18h às 19h40.

A abertura do Festival será na quarta, 17, com conversas online no YouTube e os bate-papos “Mulher: A Potência e Os Desafios” com Vivi Reis (PA), Lorena Esteves (PA), Lilia Melo (PA) e mediação Gabi Luz (PA) e o bate-papo  “Elas no Comando” com Carol Jafet (SP), Luciana Simões (MA), Pamella Gachido (SP) e mediação de Luiza Borges (PA). 

Audiovisual – o Festival também dedicou espaço para a produção audiovisual de mulheres. Na abertura, entre os bate-papos, terá mostra de videoclipes e na sexta, 19, a partir das 19h, na Casa Soma Cultural, terá o “Cineminha Delas”, com a exibição do curta “Monteiro Lopes” com direção e roteiro de Bianca d’Aquino, que fará um bate-papo na sequência da exibição, e o filme “Mestre Cupijó e Seu Ritmo” da cineasta Jorane Castro.

A segunda edição do Elas no Comando foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Azuliteral, Daniel ADR, Raidol e Festival Lambateria. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 75 projetos até 2021, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú. 

“A plataforma impulsiona movimentos e comunidades engajadas com a música que são capazes de aproximar as pessoas. Nós acreditamos que a pluralidade de visões de mundo, culturas e realidades representada pelos artistas, bandas e coletivos selecionados pelo edital Natura Musical têm potencial de construir uma visão coletiva de um futuro mais plural, inclusivo e sustentável ”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

História do Projeto – Em 2020, durante a pandemia, o projeto teve a sua primeira edição, que reuniu frentes do universo da música para debater assuntos ligados à indústria musical em quatro encontros virtuais transmitidos ao vivo, divididos em mesas de debate, palestras e workshops, realizados de 15 a 18 de fevereiro na plataforma do Youtube/somamusica. 

Para esta segunda edição, o “Elas no Comando” expandiu da indústria da música para a indústria cultural, de um evento online para um festival. “Crescemos para poder dar mais espaço a essas vozes femininas, que são muitas, de vários setores, de várias linguagens”, conclui a idealizadora do projeto.

Sobre a Soma Música – produtora cultural que trabalha com booking, marketing digital, desenvolvimento de projetos culturais, e muito mais, comandada por Joelle Mesquita e um time potente de mulheres: Roberta Mendes, Amanda Furtado, Laíra Mineiro e Carol Cardias.

Sobre Natura Musica

Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

Serviço

| O quê: Elas no Comando Ano 2 – festival que busca dar protagonismo às mulheres que atuam na cena cultural com debates, mostra de videoclipes e cinema, oficinas de capacitação, shows, feirinha gastronômica e criativa

| Onde: Casa Soma Cultural, CN Produções, Núcleo de Conexões Ná Figueredo, Teatro Gasômetro e programação online

| Quando: 17 a 20 de maio de 2023

| Ingresso: Gratuito sujeito à lotação do espaço 

| Mais em: @ela.snocomando

| Patrocínio: Natura Musical via Lei Semear – Fundação Cultural do Pará / Governo do Pará.

marramaqueadmin