Somando os cinco dias, o festival reuniu mais de oito mil pessoas nas apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), Marisa Monte e Alcione
A 9ª edição do Música em Trancoso – MET (#festivalmusicaemtrancoso) chegou ao final com a marca de sucesso, após um intervalo de quatro anos, em razão da pandemia. Entre os dias 14 e 18 de março, o festival foi acompanhado com entusiasmo por um público de mais de oito mil pessoas, presentes nos quatro concertos da Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA e shows de Marisa Monte e Alcione. A programação e a organização também foram um diferencial, com total aprovação e muitos elogios, tanto do público como dos próprios músicos e artistas.
A OSBA, um dos grandes atrativos do festival, se apresentou no palco do Teatro L’Occitane com os concertos “Clássicos” e “Cine Concerto”, e realizou apresentações gratuitas, como “Bach Etéreo”, na Igrejinha do Quadrado, charmoso e tradicional ponto turístico de Trancoso. E se despediu do festival na Praça do Bosque com o concerto “Uma Viagem pelo Mundo” com o público cantando junto conhecidas canções brasileiras, como “Evidências”, de José Augusto, e “Morena Tropicana”, de Alceu Valença.
A OSBA ainda levou para o festival um evento especial para jovens. O projeto OSBAcuri reuniu cerca de 200 crianças e adolescentes das escolas públicas e de música da região, nas salas de ensaio do Teatro L’Occitane, para conhecer a composição de uma orquestra e o papel de cada um dos naipes: cordas, madeiras, metais e percussão. A proposta é promover uma imersão no mundo
orquestral, motivando o interesse do público infanto-juvenil pela música clássica.
“A OSBA tem acolhido todas as esferas da sociedade, pois Trancoso reúne uma elite, que não é só baiana, mas de vários estados e países. Ao mesmo tempo, temos entrado em contato com uma população muito bacana e que está feliz em conhecer a nossa orquestra, como no projeto OSBAcuri, que mostra, na prática para as crianças, como funciona uma orquestra. Os depoimentos são os mais lindos e conseguimos uma interação muito bacana. Estamos felizes e com a sensação deliciosa de dever cumprido nesse lugar que é outra Bahia, mas é a Bahia e é o berço do Brasil”, resumiu o maestro Carlos Prazeres.
Na quinta-feira, 16/03, Alcione reuniu mais de duas mil pessoas, no Palco Gramado do Teatro L´Occitane, uma novidade do festival. A cantora relembrou sucessos de seus 50 anos de carreira. Abriu com “A Loba” e seguiu empolgando com clássicos da canção popular, como “Você Me Vira a Cabeça”, “Estranha Loucura”, “Meu Vício é Você” e “Meu Ébano”. Com esse repertório, Alcione também prestou uma homenagem à sua escola de samba, a Mangueira, aos sambistas que marcaram sua trajetória, como Jovelina Pérola Negra, e aos músicos e compositores baianos Walmir Lima e Edil Pacheco.
“Estou encantada com a receptividade do público do festival. Foi uma alegria realizar esse show aqui, neste local maravilhoso, em que comemoro os grandes momentos da minha carreira”, destacou a cantora.
No sábado, 18/03, para encerrar a edição 2023 do Música em Trancoso, Marisa Monte, também no Palco Gramado, e diante de um público superior a três mil pessoas, interpretou canções de seu mais recente álbum “Portas” e os clássicos “Ainda Lembro”, “Beija Eu”, “Na Estrada”, “Velha Infância“ e “Bem que se Quis”, interpretada à capela. Um show de imagens e magia.
Neste dia, o evento recebeu as embaixadoras da L´Occitane en Provence, Marina Ruy Barbosa e Bruna Lombardi. “Trancoso ficou ainda mais especial com o show da minha musa master Marisa Monte. Obrigada L´Occitane, amei conhecer o Teatro L´Occitane, muito especial… me chama sempre (nunca pedi nada)!”, brincou Marina, em seu Instagram.
“O Música em Trancoso apresentou um novo formato que passou a também valorizar a música popular brasileira. Além disso tivemos uma nova disposição física do festival com bar, área de alimentação, entretenimento pós-atração principal. O festival é agora um programa completo. Sem dúvida, este ano foi um divisor de águas. Atraímos novos públicos, além dos já cativos. A edição do ano que vem já é certa, de 6 a 9 de março, e certamente terá um line-up tão interessante e diverso quanto o de 2023”, destaca Reinold Geiger, presidente do Teatro L’Occitane e idealizador do festival.
Tudo perfeito – repercussão
Foram várias as manifestações elogiosas ao festival. “Lugar lindo, energia contagiante, organização impecável e um show deslumbrante. Sucesso o festival Música em Trancoso”, disse Magic Paula em sua rede social. A juíza da 2ª Vara Criminal de Porto Seguro, Michele Quadros Patrício, fez questão de se manifestar pessoalmente: “Vocês estão super de parabéns. Foi lindo. A proposta é linda. Acho que deveria ter mais vezes, durante o ano”. Cosme Oliveira, empresário de Trancoso, elogiou o reconhecimento das tradições locais: “começar e encerrar com o samba de couro para mim foi mágico, isso mostra o respeito à cultura. Abrir a porta do teatro para essa galera foi bárbaro”. Ele também pontuou que a disponibilização de cadeiras para que “as matriarcas do Quadrado” acompanhassem o show de Marisa Monte foi outro ponto alto. “O respeito com essa turma cativa muito a gente que ama Trancoso.”
Os elogios e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido também foram registrados em posts nas redes sociais do festival. “Pelo amor de Deus, faça mais eventos, pelo menos duas vezes ao ano. Aquele lugar é lindo e de uma energia incrível”, foi um dos comentários do público no Instagram. “Parabéns! OSBA simplesmente maravilhosa !!!❤”, foi a opinião de um dos espectadores na noite de estreia da orquestra.
Sarah Oliveira, comunicadora e idealizadora de projetos audiovisuais, acompanhou todo o festival a convite da organização e comemorou em sua rede social: “ô na Bahiaaa. Vim para o Festival Música em Trancoso. Ontem teve Alcione – foi lindo demais. Hoje, Orquestra Sinfônica da Bahia e amanhã, Marisa Monte. Um sonho este festival, este lugar, estas cantoras, esta orquestra. Estou tão feliz”.
Segundo Patrícia Martins, produtora executiva do MET, junto ao sócio Sérgio Mehlem, o encantamento não se limitou apenas às apresentações. “Criamos uma atmosfera única nos locais de convivência, da chegada dos convidados aos serviços de bar e alimentação, incluindo o lounge, que também abrigou apresentações de artistas locais. Tudo ficou totalmente integrado à localização exuberante do teatro, no espaço de golfe do TerraVista”.
O Música em Trancoso é realizado pelo Teatro L´Occitane e pelo Instituto TerraVista. O festival teve patrocínio do Santander, Chenue, Secretaria de Educação e Cultura de Porto Seguro, Secretaria de Turismo de Porto Seguro, Secretaria de Turismo da Bahia, Secretaria de Cultura da Bahia e OSBA; e apoio de L´Occitante e TerraVista. A Nordeste Serviços e Eventos foi responsável pela organização e produção.
Sobre o Música em Trancoso – @festivalmusicaemtrancoso
Idealizado para se tornar um instrumento de evolução social, cultural e econômico do Sul da Bahia, o Música em Trancoso faz parte do calendário nacional de cultura desde 2012. Reúne, em um dos destinos turísticos mais icônicos do país, artistas exponenciais do Brasil e do cenário erudito mundial, além de promover atividades socioculturais gratuitas para os moradores da cidade, como concertos ao ar livre, aulas de iniciação musical para crianças de escolas do ensino público e masterclasses com músicos renomados. Em oito edições, foram 64 apresentações e um público de mais de 70 mil pessoas.
Sobre o Teatro L´Occitane – @teatro_loccitane
O Teatro L’Occitane foi projetado inicialmente para ser a sede do Música em Trancoso – MET e receber outros eventos multiculturais durante o ano todo. Inaugurado em 2014, com capacidade para receber um público de mais de mil pessoas, tem dois palcos e duas plateias sobrepostas, do mesmo tamanho e formato, para apresentações ao ar livre e em ambiente fechado. Projetado pelo arquiteto luxemburguês François Valentiny e financiado 100% por Reinold Geiger, tornou-se um complexo arquitetônico único, por sua beleza e funcionalidade, em meio à natureza exuberante da região.
Contatos imprensa