Projeto com curadoria da Orquestra Ouro Preto vai reunir grandes talentos da cena mineira com apresentações uma vez por mês, gratuitamente, no espaço localizado na Praça da Liberdade
O Memorial Minas Gerais Vale, no coração de Belo Horizonte, vai se tornar palco para grandes talentos da música mineira com a estreia da série “Música de Câmara”. A primeira apresentação acontece no dia 20 de abril, às 19h, com entrada gratuita. A curadoria é da Orquestra Ouro Preto e a programação prevê a apresentação de uma série de duos, trios e quartetos formados por artistas que são referência em seus instrumentos e se destacam no universo da música sinfônica ou popular.
Com apresentações intimistas, o “Música de Câmara” vai apresentar ao público uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, o trabalho de artistas que vêm escrevendo seus nomes na música brasileira contemporânea, enaltecendo principalmente a cena da capital mineira, tão rica e diversa.
Entre as atrações que se apresentam ao longo do ano estão artistas que se destacam em seus trabalhos autorais, como o violonista Lucas Telles e seu quarteto, a percussionista Nathália Mitre que se apresenta em duo, a formação com violão, viola caipira, baixo e voz comandada por Pedro Gomes, o trio de Maira Manga, além da voz marcante de Lívia Itaborahy, acompanhada ao piano.
Participam ainda da seleção realizada pela curadoria músicos que integram a formação da Orquestra e se destacam também fora dela, como os violinistas Rodrigo Fonseca e Ellen Silveira, o violoncelista Robson Fonseca, além de Alexandre Braga, grande flautista que se apresentará em duo.
“É importante valorizar o que está perto de nós. A série ‘Música de Câmara’ é uma ótima oportunidade para que as pessoas estejam bem próximas de grandes músicos, que vêm construindo uma cena musical única, cheia de personalidade, seja na Orquestra Ouro Preto ou em seus projetos próprios”, afirma o diretor artístico e regente titular da Orquestra, maestro Rodrigo Toffolo.
A primeira atração do projeto, no dia 20 de abril, é o Lucas Telles Quarteto, encabeçado pelo violonista, compositor, arranjador e produtor musical que dá nome ao grupo. Reconhecido no cenário musical de Minas Gerais, o músico foi vencedor por duas vezes do Prêmio BDMG Instrumental e apresenta um repertório autoral que une gêneros brasileiros como choro, samba, jongo, valsa e forró, a influências de diferentes sonoridades, como o jazz, a música de concerto e a música regional brasileira.
O projeto “Música de Câmara” dá continuidade à parceria entre a formação mineira e o Memorial Vale, iniciada em 2019 com o projeto “Mulheres na Música”, que homenageava compositoras, instrumentistas e pesquisadoras de destaque na cena mineira, mas foi interrompido pela pandemia de Covid. A curadoria vai ao encontro da vocação do espaço localizado na praça da Liberdade, valorizando as tradições e a arte do nosso estado sem perder de vista o olhar contemporâneo.
SERVIÇO
Música de Câmara – Lucas Telles Quarteto
Data: 20 de abril de 2023, quinta-feira
Horário: 19 horas
Ingressos: Retirada gratuita, uma hora antes do evento, no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640 – Savassi, Belo Horizonte).