Museu do Futebol inaugura exposição Rainhas de Copas com patrocínio da farmacêutica EMS

Museu do Futebol inaugura exposição Rainhas de Copas com patrocínio da farmacêutica EMS

Em cartaz até 27 de agosto, mostra conta a trajetória do futebol de mulheres e explora curiosidades e histórias de atletas por meio de experiência interativa, fotos e dados

O Museu do Futebol realiza a exposição temporária Rainhas de Copas, que celebra as conquistas da modalidade de mulheres e de suas atletas profissionais ao longo dos mundiais futebolísticos. Em cartaz até 27 de agosto, a mostra tem o apoio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, e acontece meses antes do início da nona edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, organizada pela Fifa, com sede na Austrália e Nova Zelândia, e que promete ser uma das mais emblemáticas em termos de audiência e de interesse do público.

“Em 2023, completamos quatro anos de parceria com o Museu do Futebol, uma das mais prestigiadas instituições culturais de São Paulo. É um orgulho somarmos esforços e podermos resgatar, em mais uma iniciativa conjunta – e em um ano bastante sugestivo -, a história do futebol de mulheres, por meio de uma experiência interativa que visa explorar a trajetória de sucesso de atletas da Seleção Brasileira. A preocupação com a preservação de patrimônios e riquezas nacionais faz parte de nossas ações na área de responsabilidade social e representa mais uma maneira de levarmos, por meio do conhecimento, entretenimento e ampliação do acesso a universos culturais, mais bem-estar à população”, reforça Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.

Com curadoria de Aira Bonfim, Juliana Cabral, Lu Castro e Silvana Goellner, a exposição parte de 1988, quando foi realizado o Torneio Experimental na China, o primeiro passo para que a FIFA fosse convencida a organizar o mundial entre seleções de mulheres. A competição, no entanto, não foi televisionada, e é pouco conhecida até hoje. Desta forma, a exposição representa uma oportunidade para o público ver jogadas inéditas e conhecer certas curiosidades, além de imagens de acervos das próprias jogadoras. A 1ª edição oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino só aconteceu em 1991, também em solo chinês, 61 anos depois da estreia do Mundial masculino.

A mostra resgata histórias e apresenta dados que revelam a grandeza das mulheres que participaram das Copas do Mundo, destacando suas conquistas individuais e coletivas. O público vai se deparar ainda com a luta dessas atletas pela igualdade e com a réplica da taça do mundial feminino, além de tomar conhecimento sobre a vida de grandes nomes da modalidade, como Marta, Sissi, Cristiane e Formiga. “É uma exposição importante por reconstruir, pela primeira vez no Brasil, a história sobre o maior evento do futebol feminino”, afirma Aira Bonfim.

Exposição virtual

Junto com a exposição Rainhas de Copas, o Museu do Futebol lança também uma exposição virtual que apresenta acervo inédito da jornalista Claudia Silva, única brasileira a cobrir a Copa Experimental da China, em 1988. Claudia enviava suas matérias por telex e registrava tudo em fotografias que só foram publicadas depois de sua volta ao Brasil, pois não havia recursos para enviar o material da China durante o torneio. Toda esta história está contada no perfil do Museu do Futebol no Google Arts & Culture, na exposição Primeiro Mundial de Mulheres na China, com material inédito cedido por Claudia. A mostra está disponível neste link: https://artsandculture.google.com/partner/museu-do-futebol.

Parcerias de sucesso

A EMS patrocina o Museu do Futebol por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e ao Esporte. Ao longo desta parceria, outras duas exposições já contaram com o apoio da farmacêutica, como “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que esteve em cartaz em 2021 com uma proposta de causar reflexão sobre o racismo no Brasil a partir da história de Moacyr Barbosa, um craque da posição; e “22 em Campo”, de 2022, que se propunha a mostrar a ligação entre o movimento cultural e o esporte das multidões. Vinte e dois é o ano em que se realizou a Semana de Arte Moderna, assim como se comemorou seu centenário, e também é o número de jogadores em campo numa partida oficial de futebol.

Valorização do esporte feminino

A EMS investe em diferentes modalidades do esporte feminino como parte de seu compromisso de responsabilidade social e como forma de evidenciar o potencial das mulheres nas mais diversas áreas de atuação. Desde 2021, a empresa apoia o Vôlei Feminino do Esporte Clube Pinheiros. Ainda nesta modalidade, foi patrocinadora do vôlei feminino do Country Club de Valinhos (SP) na temporada 2021/2022. No futebol, já fez parcerias com importantes competições, como a segunda edição da Brasil Ladies Cup, realizada no ano passado, no interior paulista, com a presença de times nacionais e internacionais.

O apoio da farmacêutica se estende ainda no automobilismo, atletismo e tênis. No ano passado, montou uma equipe que venceu o Rally dos Sertões na categoria UTV3, sob a liderança de Pâmela Bozzano. A atleta acabou se tornando a primeira pilota a disputar o Rally Dakar, no Marrocos. Além disso, a EMS mantém parceria com as triatletas transplantadas, Patrícia Fonseca, Priscilla Pignolatti e Débora Reichert, ativistas de doação de órgãos e medalhistas internacionais que, em abril deste ano, disputaram os Jogos Mundiais para Transplantados em Perth, na Austrália. Além disso, desde 2020, a EMS patrocina torneios de tênis feminino pelo Brasil.

‘Rota dos Museus by EMS’

Desde 2013, a EMS é patrocinadora do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Além disso, entre 2019 e 2022, a farmacêutica patrocinou o projeto de revitalização e ampliação do Museu do Ipiranga, reaberto ao público em setembro de 2022 e que permanece com o patrocínio da empresa. A EMS apoiou o Museu de Arte de São Paulo (MASP) em 2021 e 2022 e é parceira do Museu do Futebol pelo quarto ano consecutivo. É apoiadora do Museu do Amanhã desde 2021, quando foi também patrocinadora do Museu Judaico e da edição online da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, em uma ação com o Museu Oscar Niemeyer (MON). Desde 2022, o MON tem o patrocínio da EMS. A EMS tem uma preocupação especial com a preservação da história e dos patrimônios públicos nacionais e criou, inclusive, o projeto ‘Rota dos Museus by EMS’, destacando esse movimento da empresa. A iniciativa ganhou inclusive um selo alusivo, que representa graficamente o trajeto cultural da EMS pelo País.

Serviço

Museu do Futebol – Exposição Temporária Rainhas de Copas

Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo

De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)

Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h) R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Grátis às terças-feiras

Crianças até 7 anos não pagam

Garanta o ingresso pela internet

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

Sobre o Museu do Futebol

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho — o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

marramaqueadmin