Joinville inaugura Museu da Dança no maior festival do país

Joinville inaugura Museu da Dança no maior festival do país

Museu da Dança de Joinville abre as portas com acervo imersivo e interativo

A cidade de Joinville, reconhecida como a Capital Nacional da Dança, dá um passo histórico com a inauguração do Museu da Dança de Joinville, primeiro espaço não virtual dedicado à dança na América Latina. A abertura será no dia 21 de julho, às 9h, marcando o início do 42º Festival de Dança de Joinville, que segue até 2 de agosto.

Com 700 m², o museu conta com um teatro para 200 pessoas e uma exposição permanente chamada “A Dança como Linguagem e Reinvenção da Presença”, que explora a arte do movimento sob múltiplas perspectivas, com recursos tecnológicos e experiências sensoriais inéditas.


Museu celebra a dança com tecnologia, memória e experimentação

Idealizado pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o museu propõe uma experiência única. A exposição é dividida em quatro núcleos — natureza, tecnologia, espetáculo e memória — que se interconectam para provocar reflexões sobre a dança como arte, linguagem e expressão social.

É como estar dentro de uma coreografia. O museu foi pensado para ser vivido, não apenas visitado”, afirma a arquiteta Paula Delai Ried, responsável pelo projeto imersivo.


Núcleos destacam riqueza cultural e artística da dança

  • Natureza: exibe elementos da dança em diálogo com o meio ambiente, como projeções de voo de guarás e o crescimento das árvores, além de figurinos do bailarino Rui Moreira.
  • Tecnologia: oferece experiências em coxias simuladas com recursos de realidade aumentada, canhões de luz e interação com coreógrafos virtuais.
  • Espetáculo: apresenta cartazes históricos, troféus, figurinos de estrelas como Ana Botafogo e aulas interativas com holografia.
  • Memória: celebra danças sociais como ballroom e passinho, além de espaços para o visitante se ver dançando em palcos virtuais ao redor do mundo.

Museu integra tradição e inovação em Joinville

Com investimento próprio e apoio do Programa de Incentivo à Cultura (Governo de SC), o museu simboliza a continuidade do festival durante o ano todo. Para Ely Diniz, presidente do Instituto, trata-se de um “legado vivo da dança para a cidade e o Brasil”.

O novo museu ainda permite que o visitante grave depoimentos, experimente figurinos e participe da construção contínua do acervo, tornando-o também um espaço de memória coletiva e colaboração.


Serviço: Museu da Dança de Joinville

  • Endereço: Rua Orestes Guimarães, 406 – Anexo ao Saltare Centro de Dança – Joinville/SC
  • Inauguração: 21 de julho de 2025, às 9h
  • Entrada: Gratuita (durante o festival)

Serviço: 42º Festival de Dança de Joinville

  • Data: 21 de julho a 2 de agosto de 2025
  • Locais: Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, 315) e palcos em Joinville e região

marramaqueadmin