Mul.ti.plo abre exposição de Ana Calzavara no Rio de Janeiro

Mul.ti.plo abre exposição de Ana Calzavara no Rio de Janeiro

Artista paulista apresenta obras inéditas que falam de vida, resiliência e esperança

A galeria Mul.ti.plo abre no dia 28 de setembro, às 18h, a exposição “Quiçaça”, da artista Ana Calzavara. A mostra reúne cerca de 25 pinturas em óleo sobre tela, cinco sobre cerâmica e um tríptico de xilogravuras, além de nove frottages.

Em suas obras, a pintora paulista explora a ideia de quiçaça, um termo popular que significa mato baixo e espinhento, capoeira de paus tortuosos e ásperos. Para Calzavara, a quiçaça representa a vida que brota nos locais mais inóspitos, uma metáfora para a resiliência e a esperança.

“Nessa exposição eu queria trazer essa graça da planta nascendo apesar das adversidades”, afirma a artista. “Essa vivacidade do broto fala de insubordinação, resiliência, mas igualmente de alegria e esperança. Isso me interessa”.

As obras de Ana Calzavara são marcadas por uma linguagem pictórica complexa, que envolve uma variedade de técnicas e materiais. A artista explora texturas, cores e formas para criar imagens que despertam novas percepções de mundo.

“Ana Calzavara tem essa rara faculdade de encontrar no ordinário, aos olhos comuns, matéria para falar de seu tempo”, afirma Maneco Müller, sócio da Mul.ti.plo. “Essa insurgência, que se dá pelas beiras, pelos entres, é absolutamente surpreendente e contemporânea”.

A exposição “Quiçaça” fica em cartaz até 1º de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30, no Leblon, com entrada franca.

marramaqueadmin