Tecnofeudalismo: Varoufakis prevê fim do capitalismo

Tecnofeudalismo: Varoufakis prevê fim do capitalismo

Morte do capitalismo e ascensão das bigtechs são temas centrais do novo livro de Yanis Varoufakis, “Tecnofeudalismo”. Afinal, o economista grego explora as novas dinâmicas de poder na economia global. Além disso, ele analisa as consequências para a sociedade e o planeta.  

Tecnofeudalismo e a nova economia

Varoufakis argumenta que o capitalismo tradicional não governa mais a economia. De fato, as plataformas digitais substituíram os mercados. Assim, o lucro cedeu lugar à extração de rendas. Portanto, o tecnofeudalismo emerge como a nova força dominante.  

Impacto do tecnofeudalismo

Contudo, essa nova ordem ameaça o indivíduo liberal, a luta contra a crise climática e a democracia. Nesse sentido, o autor detalha como as bigtechs escravizam nossas mentes e reescrevem as regras do poder global. Por exemplo, a economia mundial se torna cada vez mais dependente da renda das nuvens.

Varoufakis e a crítica ao sistema

Primeiramente, o economista, professor da Universidade de Atenas, questiona o acúmulo de capital energético. Logo após, ele propõe uma reflexão sobre como o capitalismo, ironicamente, pavimentou o caminho para o tecnofeudalismo. Em suma, Varoufakis busca entender e desmantelar essa nova forma de poder.

“Tecnofeudalismo” chega ao Brasil pela Editora Planeta, selo Crítica. O livro busca informar, provocar e inspirar o leitor. Por fim, Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia, convida a uma reflexão profunda sobre o futuro da sociedade.

marramaqueadmin