Mitre Galeria inaugura “Marabunta”, mostra coletiva sobre colapso e resistência na América Latina

Exposição reúne 12 artistas sob curadoria de Paulo Nazareth e fica em cartaz em Belo Horizonte até 27 de setembro
A Mitre Galeria, em Belo Horizonte, abre no dia 9 de agosto de 2025, a exposição coletiva “Marabunta”, sob curadoria de Paulo Nazareth e texto curatorial do pensador guatemalteco Leonel Juracán Lemus. A mostra reúne 12 artistas latino-americanos em um diálogo visceral sobre violência, memória, herança colonial, desigualdade social e crise ecológica, propondo também caminhos de resistência e reconstrução coletiva.
Participam da exposição: Adán Vallecillo, Alejandro de la Guerra, Ana Tomimori, Aníbal Lopez, Bruno Baptistelli, Carolina Cordeiro, Edgar Calel, Jennifer Paiz, Jorge de Leon, Luana Vitra, Marcel Diogo e Paulo Nazareth.
“Marabunta”: arte como enxame coletivo
O título da mostra faz referência à “marabunta”, termo usado para designar um enxame voraz de formigas. A metáfora simboliza tanto o caráter disruptivo das crises sociais quanto a urgência da reorganização e da resistência diante da violência, da expropriação de territórios e da devastação ambiental que marcam o presente latino-americano.
Esculturas, pinturas, instalações e intervenções transformam o espaço expositivo em um lugar de encontro de vozes múltiplas, onde experiências pessoais e políticas se entrelaçam para tensionar os limites entre arte, política e justiça.
Serviço – Exposição “Marabunta”
- Curadoria: Paulo Nazareth
- Texto curatorial: Leonel Juracán Lemus
- Abertura: 9 de agosto de 2025, às 11h
- Período: 9 de agosto a 27 de setembro de 2025
- Local: Mitre Galeria – Rua Tenente Brito Melo, 1217, Barro Preto, Belo Horizonte – MG
- Visitação: Terça a sexta, das 10h às 19h | Sábados, das 10h às 16h
- Entrada gratuita
- Site: www.mitregaleria.com
Sobre a Mitre Galeria
Fundada em 2023 por Rodrigo Mitre, a Mitre Galeria tem como propósito estimular um imaginário social diversificado e afirmar a prática artística como motor de transformação individual e coletiva. Desde sua criação, vem se consolidando no cenário nacional e internacional, com participações em feiras e exposições como a Frieze NY, EXPO Chicago, além de presenças em grandes bienais como a de São Paulo e Liverpool.
Em 2025, a galeria fortalece sua atuação com sede também em São Paulo, no bairro Jardins, ampliando sua presença global enquanto segue valorizando artistas de diferentes gerações, práticas e formações.