Soluções de áudio e vídeo, iluminação cênica, broadcast e segurança foram adotadas para fornecer experiência inovadora e segura aos visitantes do museu
O Museu Chico Albuquerque de Imagem e Som do Ceará (MIS-CE), inaugurado em 1980, passou por uma reestruturação em1996. Nesse processo, teve seu acervo ampliado, ao receber equipamentos e documentos do Centro de Referência Cultural (Ceres), além de uma coleção de filmes da TV Educativa. A partir de 2018, houve outra reestruturação, com a construção de um prédio de cinco andares, onde foram instaladas soluções de última geração pela Seal Telecom, uma empresa Convergint Company integradora de soluções inovadoras, que forneceu serviços para a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
A nova infraestrutura do local é constituída por laboratórios de conservação e higienização, digitalização, fotografia, reserva técnica ampla e climatizada, ambiente para pesquisa, estúdio de áudio, mixagem, restauro de áudio, estúdio de vídeo, ilhas de edição, diversos espaços expositivos e pedagógicos, com dispositivos digitais interativos.
A Seal Telecom foi responsável pela instalação de cabeamento estruturado, soluções de decupagem, Wi-Fi, ativos de Tecnologia da Informação (TI), isolamento acústico, armazenamento e catalogação do acervo do MIS. No ambiente externo, há sonorização por toda a área e, na fachada, foi instalado um sistema de projeção de video com tecnologia mapping, para exibição de filmes e documentários.
Além dessas soluções de experiência ao visitante, na parte de segurança foram implementados equipamentos de controle de acesso e de videomonitoramento, para obter maior controle dos espaços.
“Os técnicos do museu foram treinados pela Seal Telecom para ser capazes de manipular e gerenciar todas as tecnologias. Hoje eles conseguem solucionar 99% dos problemas. Tivemos uma ótima experiência com a empresa e com tudo que ela nos proporcionou. A inovação foi capaz de nos ajudar a preservar a memória do Ceará, ao mesmo tempo em que nos permite ter um olhar para o momento de agora e para o futuro”, afirma Fabiano Piúba, ex-secretário da Cultura do Estado do Ceará
“Por se tratar do primeiro museu da América Latina que também é local de acervo, nós nos dedicamos em fornecer a melhor solução para cada ambiente. Nos preocupamos tanto com a experiência imersiva nos espaços de jogos interativos e projetores, que gerenciam em imagens 360°, possibilitando ao visitante um ambiente de imersão, quanto com o investimento da segurança e conservação dos artefatos do local”, conclui Cicero Sousa, diretor comercial de Áudio e Vídeo da Seal Telecom no Brasil.
Sobre a Seal Telecom Convergint
A Seal Telecom, uma empresa Convergint Company, é uma integradora multinacional com oferta de soluções inovadoras de áudio e vídeo, comunicação unificada, smart building, broadcast e incêndio e segurança, customizadas para as necessidades de cada cliente. A Seal Telecom é certificada pelas normas ISO 9001:2015 e ISO/IEC 27001:2013 e, desde a aquisição pela Convergint, está presente em mais de 170 escritórios na América Latina, América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e Austrália. Para saber mais, visite: Seal Telecom.