Marisqueiras quilombolas lançam coleção com crochê hiperbólico na Fenearte 2025

Marisqueiras quilombolas lançam coleção com crochê hiperbólico na Fenearte 2025

Biojoias sustentáveis e design orgânico celebram a força ancestral das artesãs da Povoação de São Lourenço, em Goiana (PE)

O talento e a resistência das marisqueiras quilombolas da comunidade de São Lourenço, em Goiana (PE), ganham protagonismo na 25ª edição da Fenearte, com o lançamento de uma coleção inédita de biojoias e peças em crochê hiperbólico, nesta quarta-feira, 9 de julho, na abertura da maior feira de artesanato da América Latina.

As peças unem 17 espécies de conchas recolhidas com respeito às marés e técnicas que preservam a biodiversidade marinha. O resultado é uma linha com design sustentável e linguagem poética, que transforma os elementos do litoral norte pernambucano em arte e renda para as cerca de 300 famílias da comunidade quilombola, reconhecida desde 2005.

Crochê hiperbólico: o mar em forma de fio

A nova coleção encanta pelo uso do crochê hiperbólico, técnica baseada em conceitos matemáticos de superfícies curvas. Bolsas com ondulações orgânicas, brincos inspirados em búzios e lamparinas que iluminam com leveza são alguns dos destaques.

“Foi nosso maior desafio e também nossa maior alegria. O crochê hiperbólico nos ensinou a pensar o fio como água”, afirma Cecília Gouveia, uma das líderes do coletivo.

O grupo, formado também por Iara Cardoso, Conceição Cruz e Ana Maria, atua de forma colaborativa com uma produção que une ancestralidade, economia circular e inovação artesanal. Em 2024, elas já haviam surpreendido o público com peças feitas com técnicas de rede de pesca.

Artesanato como ferramenta de pertencimento e transformação

A coleção de 2025 representa um salto qualitativo e comercial: a expectativa é de crescimento de 25% no faturamento em relação ao ano anterior, impulsionado pela originalidade do trabalho e pelo crescimento do mercado de moda autoral e sustentável.

Com apoio da Loja MAPE – Moda Autoral de Pernambuco, os produtos estão à venda na Rua 5 da Fenearte, e fazem parte de uma vitrine que valoriza os saberes tradicionais com linguagem contemporânea.

Imagens que contam histórias

O ensaio fotográfico da coleção é assinado por Anderson George, que capturou não só os produtos, mas também a paisagem e o cotidiano das marisqueiras, entre mangues, conchas e fios — tecendo beleza, identidade e dignidade.


Serviço – Fenearte 2025

  • 📅 Data: 9 a 20 de julho de 2025
  • 📍 Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda (PE)
  • 🧵 Estande das artesãs: Rua 5 – Loja MAPE
  • 💡 Destaque: Coleção de biojoias e crochê hiperbólico de marisqueiras quilombolas
  • 🎟️ Ingressos: À venda na bilheteria e em fenearte.pe.gov.br
  • 🌐 Mais informações: @quilombolasdesaolourencobr

marramaqueadmin