MARIA ANTONIETA CUNHA APRESENTA “CONVERSA SOBRE CAMÕES” NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

MARIA ANTONIETA CUNHA APRESENTA “CONVERSA SOBRE CAMÕES” NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

ACADÊMICA REALIZA PALESTRA SOBRE UM DOS MAIORES AUTORES DA LÍNGUA PORTUGUESA NO DIA 21/03, ÀS 19H

A professora e acadêmica Maria Antonieta Cunha conversa com o público no dia 21 de março sobre a obra e permanência de um dos maiores autores da história da literatura e poesia lusófona. Na palestra intitulada “Conversa Sobre Camões”, ela revisita obras, trechos e histórias do português, que servem de referência para poetas de todos os tempos.  O encontro será aberto ao público e acontece na sede da Academia Mineira de Letras, a partir das 19h. 

O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

“Se a epopeia ‘Os Lusíadas’ traz obviamente algumas dificuldades para sua fruição, hoje em dia, a lírica de Camões, criada nas formas tradicionais e do Classicismo e falando, sobretudo, do amor, traz originalidades e surpresas que encantam ainda hoje os que gostam da melhor poesia”, destaca Antonieta Cunha.

A partir da provocação “Camões: quantos poetas cabem na sua poesia lírica?”, a palestra da ocupante da cadeira nº 9 da AML vai debater a influência do escritor e aventureiro português em poetas e leitores: dos clássicos, passando pelos modernos até os contemporâneos como Pablo Neruda, Vinicius de Moraes e outros que também inspiram-se nas formas e rimas utilizadas por Camões em seus textos poéticos, comédias, trovas, cantigas e épicos que sagraram-se clássicos de nossa literatura. 

Sobre a palestrante

Maria Antonieta Antunes Cunha é mineira, de Ribeirão Vermelho. Foi professora da FALE/UFMG (graduação e pós-graduação) e na Especialização da PUC-MG, onde lecionou Estilística do Português e coordenou e deu aulas nos cursos de Literatura Infantil e Arte-Educação. Foi Presidente da Câmara Mineira do Livro em dois mandatos. Foi Secretária Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Criou e dirigiu por dois anos a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH. Criou e foi diretora cultural da Editora Miguilim. Foi do Conselho Diretor da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outros cargos. Tem mais de 30 livros publicados, entre de pesquisa e didáticos. Foi Secretária Executiva do Plano Nacional do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteconomia. É editora de Literatura da Editora Dimensão. Ocupa atualmente a cadeira 9 da Academia Mineira de Letras.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestra: “Conversa sobre Camões”, de Antonieta Cunha. 

Data: 21 de março, às 19h

Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro

Entrada gratuita

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.  

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

marramaqueadmin