Quem vê o festival João Rock pelas telas da Multishow, da EPTV ou ouve pela 89FM ou via podcast dos estúdios Flow não imagina a operação que é necessária para que a transmissões e captações de imagens e áudios sejam possíveis.
Este ano o time de produção, que será responsável por documentar, editar e transmitir o festival de Ribeirão Preto para milhares de pessoas conta com mais de 300 profissionais envolvidos em cerca de 20 horas de trabalho no dia do evento.
Só de operadores de câmeras, fotógrafos, editores e técnicos são mais de 200 profissionais e mais 50 produtores que se revezarão em dois turnos para que nada deixe de ser captado. E a qualidade, é de cinema. Câmeras como Alexa e Red estarão a postos para garantir que a beleza e a importância de cada momento sejam devidamente registradas. Além disso, a parceria com o Aeroporto Dr. Leite Lopes de Ribeirão Preto, permitirá de forma segura que os drones utilizados para captação de imagens durante o evento sejam conduzidos de forma regular, com alinhamento em tempo real com a torre de controle do aeroporto e todo planejamento e autorizações prévias com os Órgãos Regulatórios.
Segundo Paulo Neto, head de marketing e comunicação da Bananas Eventos, promotora do festival, o desafio é maior justamente por ser ao vivo- “O João Rock acontece em apenas um dia, em muitos pontos simultâneos e paralelos, com vários shows e não temos margem para erro. Tudo precisa ser absolutamente planejado e organizado, além dos profissionais dirigidos para que cada um saiba o seu papel no todo e que tenhamos tudo documentado”, conta.
Outro desafio segundo Paulo, é a complexidade de uma das características do João Rock que é a quantidade de encontros não programados que ocorrem nos palcos. “Os artistas se encontram nos bastidores, se convidam e fazem histórias nos palcos do evento. E nossa equipe não pode perder nenhum destes momentos”, ressalta.
Por isto, câmeras e operadores fixos são posicionados em todos os ângulos de cada palco.
O Canal Multishow transmite ao vivo o evento das 00h às 00h. O canal no Youtube do TudoEP, plataforma que integra o Grupo EP, junto com a EPTV, G1, CBN e Cidade On, transmite ao vivo a partir das 13h todos os bastidores do festival. O podcast Venus e o Amplifika, entram ao vivo a partir das 14h também trazendo conteúdo inédito para os ouvintes, assim como a 89FM, que transmite o festival a partir das 14h.
Programe-se
Data: 3 de junho- sábado
Local: Parque Permanente de Exposições/ Ribeirão Preto (SP)
Line – Up:
- Palco João Rock: L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp no formato “non stop”, sem intervalos.
- Palco Brasil: Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil na edição especial intitulada “Lendas Vol.1”.
- Palco Aquarela: Flora Matos, Majur, Marina Sena, além de dois projetos especiais: Manu Gavassi canta Fruto Proibido e Ana Carolina – canta Cássia Eller.
- Palco Fortalecendo a Cena: Borges, Major RD, Hyperanhas, Tasha & Tracie e Don L.