Maestro Rodrigo Toffolo lança livro no Sesc Palladium
“Bia e a Máquina do Tempo”, segunda obra literária do diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, traz o fantástico encontro de uma garotinha que adora música com o compositor alemão Ludwig van Beethoven
O compromisso da Orquestra Ouro Preto com a excelência, a versatilidade e a democratização do acesso à arte, ultrapassa a barreira dos concertos. Em sua segunda incursão pelo universo da literatura infantil, o maestro titular e diretor artístico da formação mineira, Rodrigo Toffolo, lança neste domingo, no Sesc Palladium, a obra “Bia e a Máquina do Tempo”. O lançamento ocorre no foyer do espaço, logo após a apresentação do concerto “O Pequeno Príncipe”, que acontece no dia 9 de outubro, às 11h.
O livro conta a história de uma garotinha que vive mil aventuras naquele que seria seu primeiro dia de aula na escola de música. É através de um objeto “misterioso” que Bia é transportada para o passado onde se encontra com um dos maiores compositores de todos os tempos. O grande Beethoven (sim, ele mesmo) será seu guia pela história da música ao longo dos séculos, tendo como ferramenta não apenas a linguagem didática, mas também o humor, a brincadeira e muita diversão.
A publicação dá continuidade à história de Bia, personagem que protagoniza o primeiro livro de autoria de Toffolo, “Amiga Música”, com ilustrações de Ziraldo e Mig. Na primeira aventura, a personagem, inspirada na pequena Beatriz, filha do maestro, descobre os mistérios e a beleza da vida através de conceitos básicos do mundo da música. Agora, mais crescida, a garotinha aprende teoria e história com um professor para lá de especial.
“Bia e a Máquina do Tempo” é didático e pedagógico. É também um livro sobre iniciação musical, que serve tanto para diversão quanto para estudo. Um material de fixação para além do aprendizado instrumental que reforça o compromisso da Orquestra com a sociedade”, afirma Toffolo.
A publicação, indicada ao Prêmio Profissionais da Música dentro da categoria Educação, tem como propósito aproximar o público infantojuvenil do universo musical. Para chegar a esse objetivo, o autor aposta numa narrativa lúdica que transborda informação, conhecimento e interatividade. Humor, jogos e brincadeiras estão presentes ao longo da leitura, tudo aliado a ilustrações fantásticas assinadas pela artista paulista Gabi Milanelli. “As ilustrações da Gabi fazem parte do repertório do público do livro. Elas trazem referências ao mangá, às figurinhas de WhatsApp, games, reforçando ainda mais a assimilação do conteúdo. Uma explosão de cores e de vida”, sintetiza Luiz Abreu, diretor de marca e comunicação da Orquestra.
Para Luiz, que também assina o projeto gráfico, “o diálogo com o público infantojuvenil é fundamental para a renovação das plateias, ainda mais se tratando da música de concerto. Ao primar pela democratização ao acesso dessa linguagem, a Orquestra Ouro Preto amplia sua rede de futuros fãs, despertando interesse para que a criança incorpore esses conhecimentos de forma educacional, pedagógica e, também, emotiva.
Após a apresentação de “O Pequeno Príncipe”, pela Série Domingos Clássicos, no Sesc Palladium, o maestro Rodrigo Toffolo encontra o público para assinar a obra.
Serviço
Lançamento do livro “Bia e a Máquina do Tempo”, de Rodrigo Toffolo
Quando: 9 de outubro, domingo
Onde: Foyer do Grande Teatro do Sesc Palladium
Horário: 12h; após a apresentação do espetáculo “O Pequeno Príncipe”Valor do livro: R$ 30