PUBLICAÇÃO DE FERNANDO ARMANDO RIBEIRO É APRESENTADA AO PÚBLICO NO DIA 9/03, ÀS 19H
No dia 9 de março, a Academia Mineira de Letras recebe o lançamento do livro “Retratos de primavera e outras estações” (Editora Quixote+Do), do poeta, filósofo e doutor em direito, Fernando Armando Ribeiro. Na ocasião, acontecerá também a palestra do autor: Espectros poéticos da Justiça. O evento será aberto ao público a partir das 19h.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.
Livro de poesia escrito nos dois últimos anos, a obra de Fernando Armando Ribeiro tem como principais influências escritores e artistas dos movimentos modernistas. O autor converte o isolamento vivido durante a pandemia da Covid-19 em uma experiência fértil para a prática poética.
Tendo como eixos principais natureza, arte e (meta)linguagem, a obra busca capturar sentidos que propiciem um resgate do humano, desvelando nos instantes pequenas pontes de salvação: “Se em algum lugar do mundo/uma borboleta bate suas asas/mais uma chance nos é dada/de sermos salvos pela beleza”.
Sobre o autor
Fernando Armando Ribeiro é mineiro de Belo Horizonte. Estudou Filosofia e Direito, possuindo doutorado pela UFMG e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Escreveu, entre outras, as seguintes obras: Colheita, Ed. Letramento, 2017; A fascinação das asas, Ed. Quixote-Do, 2019; Shakespeare e Cervantes: diálogos entre direito e literatura, Ed. Letramento, 2016; e Espectros poéticos da justiça, Ed. Del Rey, 2019.
SERVIÇO:
Academia Mineira de Letras
Lançamento do livro “Retratos de primavera e outras estações”, de Fernando Armando Ribeiro. Editora Quixote+Do.
Palestra do autor: Espectros poéticos da Justiça
Data: 9 de março, às 19h
Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro
Entrada gratuita
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br