Livro inovador revela sonhos e desejos dos professores brasileiros para a escola ideal

Publicação baseada em ampla pesquisa realizada pela USP e iungo traz contribuições para o debate sobre o desenvolvimento profissional docente

A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto iungo, lançou o livro “A escola dos sonhos: desejos e projetos de vida dos educadores brasileiros”. A publicação, resultado de um amplo programa de pesquisas com professores de todo o Brasil, busca responder à pergunta: qual é a escola dos sonhos dos professores brasileiros?

A pesquisa, realizada pelo Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) da Faculdade de Educação da USP, contou com a participação de 2 mil educadores. Um dos estudos revelou que 8 em cada 10 professores desejam continuar dando aulas, apesar dos desafios históricos da Educação Pública no país. Em uma segunda análise, que envolveu 1.500 professores, constatou-se que 97% deles consideram que a escola ideal seria diferente da atual e mais inovadora. Todos os dados e resultados das pesquisas estão disponíveis no site iungo.org.br/pesquisa.

O livro adota uma abordagem inovadora, buscando ir além dos números e trazer informações qualitativas que contribuam para o debate sobre o desenvolvimento profissional docente. A publicação inaugura um novo gênero de publicações acadêmicas, apresentando as pesquisas por meio de um romance pedagógico. A história é narrada por uma personagem fictícia chamada Luana, que compartilha os desejos, sonhos e projetos de vida dos professores brasileiros, além de relatar o que seria a escola dos sonhos para eles.

Os autores do livro, Ulisses Araújo e Valéria Arantes, destacam a importância de trazer para o debate sobre o desenvolvimento profissional docente os desejos, sonhos, necessidades e projetos de vida dos professores, que são responsáveis pela educação de cerca de 80% das crianças e adolescentes brasileiros. Ulisses Araújo é professor titular sênior da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e coordenador científico do NAP-USP, enquanto Valéria Arantes é professora livre-docente da Faculdade de Educação da USP e diretora do NAP/USP.

Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo, ressalta a importância de ouvir ativamente os professores para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas na área da educação. Segundo ele, “quem faz a educação é quem está na escola, no dia a dia”. O lançamento do livro será marcado por uma série de seminários, sendo o segundo deles realizado em Belo Horizonte, no dia 15 de junho, no Auditório Liberdade do IEC-PUC Minas.

O livro “A escola dos sonhos: desejos e projetos de vida dos educadores brasileiros” já está disponível em pré-venda no site da Editora Summus. Os participantes dos seminários receberão certificados emitidos pelo NAP-USP, reconhecendo sua participação no evento.

Sobre o Instituto iungo, idealizado pelo Instituto MRV, a organização trabalha com a visão de uma educação em que os estudantes se desenvolvam integralmente e possam construir seus projetos de vida. O instituto oferece formação continuada para educadores, produz material pedagógico e realiza pesquisas para ouvir os professores do Brasil, buscando um impacto relevante na educação do país. O Instituto iungo mantém parcerias com secretarias da educação, universidades e organizações do terceiro setor, tendo impactado mais de 270 mil educadores em três anos de atuação.

O Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) da Universidade de São Paulo é responsável por promover estudos, pesquisas e ações de intervenção que visam reinventar a educação e os processos pedagógicos. O NAP/USP se dedica à melhoria das relações de ensino e aprendizagem em todos os níveis e modalidades de ensino.

Essa publicação traz valiosas contribuições para a compreensão dos desejos e anseios dos professores brasileiros em relação à escola ideal, fornecendo subsídios para o aprimoramento da educação e o desenvolvimento profissional docente.