O livro infanto-juvenil “Todos somos gênios”, escrito por Andrew Maltés e Arturo Torres, busca mostrar para as crianças, através das experiências de 31 ganhadores do Nobel, que há diversas formas de conhecimento e que todas são válidas. Lançado pelo selo Outro Planeta da Editora Planeta, a obra conta com ilustrações coloridas, feitas por Omar Andrés Penagos, e textos curtos e de fácil leitura.
No início, há uma breve introdução que apresenta o Prêmio Nobel e a importância para a sociedade. Criado em 1901, a premiação escolhe um homem e uma mulher cuja as descobertas dentro da área de estudo contribuíram para o progresso da humanidade. As áreas de estudo são: Física, Química, Medicina, Literatura, Paz e Ciências Econômicas. Para difundir a ideia de que todo conhecimento é valido e que deve ser aplaudido, os autores mesclaram a experiência de premiados de áreas diversas, como Gabriel García Márquez, Nelson Mandela, Albert Camus, entre outros.
Os autores Andrew Maltés e Arturo Torres reuniram personalidades que mudaram a história mundial para mostrar as crianças que todas nascem geniais e com capacidade de transformarem o mundo, independente da área que desejam estudar. “Todos somos gênios” mostra que explorar, brincar e fazer muitas perguntas são passos importantes para desenvolver um talento e que a curiosidade é algo que não pode ser perdida, mas sim, alimentada.
O livro “Todos somos gênios” é recomendado para crianças entre oito e doze anos e está disponível nas principais livrarias do país.