IURA RANEVSKY
Capa do Cd Chora cello…cello chora
Link com CD completo: https://www.youtube.com/watch?v=iGz3XWy23Tk&list=OLAK5uy_ko4cYyun1DyS3khsnN8wa2lofAgznQlt4
Concepção do Projeto:
O projeto teve como concepção primeira, a minha homenagem, em retribuição, uma vez que Bach criou para o violoncelo solo as “Suites de Bach”, assim como para o violino solo as “Partitas de Bach”, à grande figura artística mundial, ao grande músico/compositor/regente e gênio musical, Johann Sebastian Bach!
Em segundo lugar, a celebração dos meus “50 Anos” de carreira profissional, uma vez que minha primeira apresentação como solista, se deu aos 15 anos de idade, na ocasião acompanhado da minha mãe e pianista Violetta Kundert, apresentando a 5a Sonata para Violoncelo e Piano de Antonio Vivaldi.
Partindo para a montagem do repertório efetivamente, resolvi mesclar composições do início do século XX com as atuais, enfatizando que, o gênero musical não teve alteração significativa
e sim adequação com o passar dos anos e séculos, assim como Bach, que continua sendo reverenciado há quase três séculos.
Na minha composição intitulada PRAIA 38, resolvi prestigiar, desta vez o nosso compositor brasileiro Heitor Villa Lobos, criando um arranjo inspirado
nas Bachianas 1 e 5, onde o meu instrumento Violoncelo é o protagonista principal.
Para tal, contei com a valiosa participação de grandes compositores, arranjadores, músicos e técnicos, todos grandes profissionais e amigos de longa data, que se dispuseram a contribuir, para a efetiva conclusão deste projeto.
Infelizmente, com a pandemia, não pude contar com tantos outros, que por um motivo ou outro, não puderam estar nesse projeto, mas que fatalmente serão convidados para o próximo
Texto do encarte no CD:
Quero aqui dedicar esse trabalho ao grande músico, pianista, organista, compositor, enfim, às suas grandes e múltiplas qualidades como artista e ser humano, aqui me referindo à Johann Sebastian Bach, a quem tenho grande admiração e respeito, por todo o seu legado criativo e representativo. Durante a gravação do CD, me fiz uma pergunta: E se Bach tivesse nascido no início do século XX, teria sido ele um Chorão? Um grande parceiro de E. Nazareth, Pixinguinha, dentre outros? Para mostrar o resultado dessas prováveis parcerias, gravei a 2ª parte do Prelúdio da 1ª Suite acompanhado de um pandeiro, para que tenhamos uma ideia de como soaria tal parceria, se essas viessem a acontecer!
Fotos para Divulgação do Cd “Chora Cello…” – Google Fotos
Depoimento Dori Caymmi:
“Belíssimo trabalho esse do Iura Ranevsky. A ideia de colocar Johann Sebastian Bach no Choro, assim, e com Cellos pela 1ª vez, é uma coisa muito bonita. Um trabalho muito importante para a nossa cultura de uma maneira geral, tão abalada, não é? A seleção do repertório, a sua execução, a escolha dos músicos que tocaram… Parabéns para o Iura, muito bonito trabalho!”
Dori Caymmi
Depoimento Edu Lobo:
“Há muitos séculos existem discussões, desentendimentos, problemas de toda a sorte envolvendo as supostas diferenças entre a música Clássica e a música popular. Vejam que eu não usei o termo erudito, usado sempre somente no Brasil para definir a música Clássica. E me pergunto porque o uso dessa palavra que ao meu ver afasta e intimida as platéias que já tem o receio de não estar apta a compreender um tipo de música ”difícil”. Tudo isso que eu escrevi até agora, é para comentar o novo cd do Iura Ranevsky, grande violoncelista que resolveu misturar com maestria a sua alma clássica, com a sua alma popular. […] Por favor, entendam que quem vos escreve não é um crítico de música e sim, um compositor, violonista, pianeiro e eventualmente, cantor que acabou de ouvir um trabalho lindamente realizado com paixão e cuidado. E é com essa mesma paixão e cuidado que eu recomendo que seja ouvido esse cd. […]”
Edu Lobo
Depoimento Guinga:
“Iura Ranevsky teve a inspiração de colocar o Cello como anfitrião nesse belíssimo trabalho! Carioquice e brasilidade são o marco zero dessa viagem! Qualquer músico de excelência que é o caso de todos os participantes, se sentem privilegiados. Esse disco já nasceu um clássico. Emocionante e inteligente. Iura obrigado pela distinção e assim poder dizer sinceras palavras. Brilhante trabalho! Estou ouvindo tudo! É um registro maravilhoso, carioca até o pescoço envolvendo mestres do passado e contemporâneos! Esse Urtigão é lindo! Nenê, Praia, tudo!”
Guinga