Juventude mergulha na cultura afro-brasileira com o projeto “Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque”

Juventude mergulha na cultura afro-brasileira com o projeto “Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque”

Os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) da Grande Vitória vibram com o projeto “Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque”, que oferece oficinas de discotecagem com vinil e apresentações musicais até abril. A iniciativa, contemplada pela Lei Paulo Gustavo, leva conhecimento e reflexão sobre a cultura afro-brasileira à juventude, utilizando a música como ferramenta de transformação social.

Oficinas imersivas celebram a história da música negra

Facilitado pelo professor e músico Júlio Thomaz e pelo jornalista e produtor Leo Cobal, do Clube do Vinil, o projeto oferece uma experiência imersiva no universo da música negra. Através da prática e da teoria, os jovens aprendem sobre a história e o impacto cultural de artistas como Clementina de Jesus, Elza Soares, Clara Nunes, Tim Maia, Gilberto Gil, Luedji Luna e muitos outros.

Grandes nomes da música nacional e internacional em destaque

A programação das oficinas destaca a riqueza da música afro-brasileira em diferentes estilos, como MPB, samba e funk. O projeto também reverencia artistas internacionais que marcaram época, como The Jackson 5, Marvin Gaye, Steve Wonder e Ella Fitzgerald.

Clube do Vinil: 20 anos de paixão pela música

Com quase duas décadas de atuação, o Clube do Vinil é referência na difusão da cultura musical. O projeto “Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque” é mais um exemplo do compromisso do Clube em promover o acesso à cultura e à história da música.

Serviço

Projeto: Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque

Data: Até abril de 2024

Locais: CRJs da Grande Vitória

Programação

  • 23/02 (sexta-feira): CRJ Flexal – Avenida Nossa Senhora da Penha, 692, Flexal II, Cariacica – 16h30
  • 01/03 (sexta-feira): CRJ São Torquato – Rua César Alcure, 166, São Torquato, Vila Velha – 17h
  • 15/03 (sexta-feira): CRJ Novo Horizonte – Rua Gaivota, s/n, Novo Horizonte, Serra – 17h
  • 22/03 (sexta-feira): CRJ Terra Vermelha – Rua Barra de São Francisco, 160, Terra Vermelha, Vila Velha – 15h
  • 05/04 (sexta-feira): CRJ Cariacica – Rua Che Guevara, nº 191, no bairro Castelo Branco, Cariacica – 17h
  • 12/04 (sexta-feira): CRJ Território do Bem – Rua Daniel Abreu Machado, 401, bairro Itararé, Vitória – 17h

Realização: Clube do Vinil

Apoio: Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poien) e Secretaria de Direitos Humanos (SEDH)

Programa Estado Presente


Os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

marramaqueadmin