Interactions – When Cinema Looks to Nature estreia na América Latina com première no CineSesc e exibição pelo SescTV

Interactions – When Cinema Looks to Nature estreia na América Latina com première no CineSesc e exibição pelo SescTV

Projeto cinematográfico da ART for the World reúne 12 curtas-metragens de cineastas internacionais, incluindo brasileiros, para retratar e questionar as conexões entre os Homens, os Animais e o Planeta

O evento de lançamento do longa-metragem INTERACTIONS, produzido pela ONG ART for the World (Genebra, Suíça) acontecerá, na América Latina, dia 27 de março, às 19h, no CineSesc. A sessão é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema, a partir das 18h. No mesmo dia, o documentário estará disponível sob demanda em sesctv.org.br/interactions. Já a estreia no SescTV será dia 15 de abril, sábado, às 22h

O filme é uma antologia de 12 curtas-metragens originais que retratam os vínculos e interações entre Humanos, Vida Animal, Ecossistemas, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. O longa-metragem é composto por produções do gênero docuficção, animação, comédia, drama e ficção científica, que levam o espectador a conhecer histórias lindamente capturadas, para mostrar a inter-relação do ser humano com a natureza, em cenários de nove países (Brasil, Burkina Faso, Marrocos, Grécia, Índia, Japão, México, Suíça e Estados Unidos). 

Segundo o Prof. Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc, explorar a relação entre homem e animal significa ainda trazer a possibilidade de adotar diferentes pontos de vista e formas de interação. “Somente com o contraponto entre os homens e os animais é que nós podemos imaginar e desenvolver um verdadeiro senso de consciência coletiva. A natureza e seus ecossistemas são alguns dos temas mais antigos representados, assim como a arte, as fábulas, a cosmologia, a magia e o mito”, afirma.

A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, é um dos mais simbólicos exemplos de desmatamento e alteração de ecossistemas. De acordo com o estudo “Human impacts outpace natural processes in the Amazon” publicado pela revista Science, e coordenado pelos cientistas David Montenegro Lapola (Unicamp) e Patrícia Pinho (Ipam), 38% da área florestal sofre perda gradativa da vegetação devido à ação humana: nesse caso, o verde que não é derrubado, enfrenta fogo, secas extremas e consequências secundárias do desflorestamento, isto é, a capacidade de renovação da floresta está se perdendo. 

Com o objetivo de contribuir para a conscientização sobre a necessidade de estabelecer relações mais sustentáveis com o ecossistema ao redor, o INTERACTIONS visa, em 2023, sensibilizar um público amplo de todas as idades em todo mundo.

Para Adelina von Fürstenberg, fundadora da ART for the World, curadora de arte internacional e desenvolvedora de INTERACTIONS, a relação entre humanos e animais oferece um infinito campo de investigação com dimensões filosóficas, antropológicas e sociais que tratam de questões como o ecossistema, a biodiversidade, a poluição e as alterações climáticas. “Este tem sido um bom campo de reflexão – atravessado por pessoas criativas e inspiradas – que levanta questões ligadas às tradições, ética e estética, e toca no nosso receio com relação ao estrangeiro e o desconhecido”, explica Adelina. 

Os artistas e cineastas criadores dos 12 curtas-metragens foram selecionados de diversos lugares do mundo, não só com base na sua filmografia e prêmios, mas também por sua particular sensibilidade para temas relacionados com o planeta, como a natureza e a vida animal. São eles: Takumã Kuikuro (Brasil), Oskar Metsavaht (Brasil), Faouzi Bensaïdi (Marrocos), Clemente Bicocchi (Itália), Anne De Carbuccia (França/EUA), Eric Nazarian (Armênia/EUA), Bettina Oberli (Suíça), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Yulene Olaizola e Rubén Imaz (México), Nila Madhab Panda (Índia), Janis Rafa (Grécia) e Isabella Rossellini (EUA). 

O movimento ambiental moderno é marcado pelo primeiro Dia da Terra, celebrado em 22 de abril de 1970. INTERACTIONS, lançado em outubro de 2022, no Festival Internacional de Cinema de Roma, é parte dessa mobilização, que desde então busca ampliar a consciência pública, sobretudo das gerações mais jovens, para o compromisso de se responsabilizar e encarar as questões de mudanças climáticas, poluição, desmatamento, abuso de animais e espécies ameaçadas de extinção e a crise hídrica. Em novembro de 2022, INTERACTIONS foi Asia Première da 53ª edição do Festival Internacional de Cinema de Goa, Índia, e em dezembro, foi exibido no contexto da Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP15), em Montreal, Canadá.

PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS

Conservação da Natureza

Muitas espécies estão cada vez mais isoladas e suas fontes de água, comida e abrigo estão em declínio. Os conflitos entre humanos e animais selvagens também aumentaram porque sem habitat natural suficiente, as espécies entram cada vez mais  em contato com os humanos, e acabam muitas das vezes mortas ou capturadas.

Ecossistema e Biodiversidade

A biodiversidade é o principal indicador da saúde de um ecossistema. Mesmo  afetada pela poluição, mudanças climáticas ou atividades humanas, o ecossistema como um todo pode se adaptar e sobreviver. No entanto, a extinção de uma espécie pode ter impactos imprevistos, resultando na destruição de ecossistemas inteiros. Uma variedade maior de espécies lidará melhor com as ameaças do que um número limitado delas.

Água 

A água é essencial para a vida selvagem prosperar. Os animais precisam de água fresca para as funções do corpo. E aqueles que vivem na água desempenham um papel importante em nosso planeta. Sua biodiversidade fornece energia e até mesmo empregos para os humanos. No entanto, os de água doce vivem frequentemente em perigo devido à fragilidade de seus ambientes. Eles estão sujeitos à pressão da sobrepesca, da pesca destrutiva, da poluição marinha e das mudanças climáticas.

Desmatamento

O desmatamento é uma das principais causas das mudanças climáticas e da extinção de espécies. Seus efeitos são dramáticos para todos os animais que vivem em rios, oceanos, florestas, montanhas e céus. A remoção de árvores e outros tipos de vegetação reduz a disponibilidade de alimento, abrigo e habitat de reprodução. Os habitats da vida selvagem tornam-se fragmentados e, com o aumento da borda do habitat, a vida selvagem pode experimentar maior vulnerabilidade à predação, caça furtiva, vento, luz solar e outros fatores, como exposição direta a desastres naturais que não eram uma ameaça antes do evento de desmatamento.

Direitos dos Animais

Possuir certas capacidades fisiológicas, emocionais, psicológicas e cognitivas, além da mera senciência, faz do animal um sujeito-de-uma-vida, cujo valor não pode ser reduzido à sua utilidade para os humanos: os animais possuem um valor que é intrínseco, independentemente de como são valorizados por – ou valiosos para – os humanos (Tom Regan: The Case for Animal Rights,1983).

Abuso e Tráfico de Animais

O comércio e o tráfico incessantes de animais ameaçados colocam em risco um grande número de espécies não humanas, tanto em termos de abuso de animais quanto de degradação ambiental. A biodiversidade e os ecossistemas complexos estão ameaçados pelo desequilíbrio e perturbação ambiental engendrados pelos seres humanos. No entanto, humanos e animais selvagens são interdependentes.

SERVIÇO

Título: INTERACTIONS (ACESSE O MIDIAKIT COMPLETO )

Concepção, desenvolvimento e produção: Adelina von Fürstenberg

Cineastas: Takumã Kuikuro (Brasil), Oskar Metsavaht (Brasil), Faouzi Bensaïdi (Marrocos), Clemente Bicocchi (Itália), Anne De Carbuccia (França/EUA), Eric Nazarian (Armênia/EUA), Bettina Oberli (Suíça), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Yulene Olaizola e Rubén Imaz (México), Nila Madhab Panda (Índia), Janis Rafa (Grécia) e Isabella Rossellini (EUA).

Gênero: Ficção, Drama, Comédia, Ficção Científica, Animação

Estrutura: Longa-metragem de 1h45 (12 curtas-metragens de 8’ cada)

Produção: ART for The World

Classificação indicativa: Livre

Lançamento CineSesc: 27 de março, às 19h.*

*Sessão gratuita, com retirada de ingresso 1h antes na bilheteria

Sob demanda: A partir de 27 de março pelo sesctv.org.br/interactions

Lançamento SescTV: 15 de abril, às 22h 

Sobre a ART for The World:

ART for The World é uma ONG associada ao UNDPI (Departamento de Informação Pública das Nações Unidas). Foi fundada em 1995 durante o 50o Aniversário das Nações Unidas e tem sede em Genebra e Itália (Turim/Milão) com colaborações permanentes em países europeus (França, Grécia, Itália, Reino Unido e Suíça), bem como no Brasil, Índia , EUA, México e Marrocos. (www.artfortheworld.net). ART for the World é inspirada no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que proclama a atividade criativa como parte essencial do bem-estar das pessoas, e a necessidade de respeito pelo pluralismo e variedade em qualquer tipo de expressão criativa.

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora              

Assista também online em sesctv.org.br/agoranatv 

Siga o SescTV no twitter: @sesctv  

E no facebook: facebook.com/sesctv 

No instagram: @sesctv

CineSesc

Rua Augusta, 2075

São Paulo – SP

Tel.: 11-3087-0500

sescsp.org.br/cinesesc 

marramaqueadmin