Longa ‘Hamlet’, de Zeca Brito, estreia no Canal Brasil

Longa ‘Hamlet’, de Zeca Brito, estreia no Canal Brasil

Premiado em Gramado, filme chega à TV por assinatura nesta quinta-feira, dia 6 de junho, às 20h.

Introdução

O longa-metragem “Hamlet”, do cineasta Zeca Brito, estreia na TV por assinatura nesta quinta-feira, dia 6 de junho de 2024, às 20h, no Canal Brasil. A produção nacional também pode ser alugada em plataformas de streaming, como Claro TV+ (Now) e Vivo Play. Além das operadoras de TV, o Canal Brasil pode ser acessado pelo Globoplay.

Sinopse

Em meio ao caos político no Brasil de 2016, os estudantes secundaristas se unem aos movimentos sociais e tomam as ruas em protestos. Testemunhando um golpe de estado, o Jovem Hamlet (Fredericco Restori) tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade.

Prêmios e Reconhecimento

A produção gaúcha conquistou cinco Kikitos no último Festival de Cinema de Gramado, além do prêmio de melhor direção no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires (FIDBA) e menção honrosa no festival português Cine Marginal.

Declaração do Diretor

“Vejo Hamlet como um ensaio poético/político do golpe de 2016, elaborado com distanciamento histórico, que busca refletir sobre o papel dos movimentos sociais e das lutas estudantis na construção da democracia”, resume Zeca Brito, que também é roteirista e produtor deste que é seu oitavo longa.

Gênero e Estilo

O realizador combina os gêneros de ficção e documentário para retratar uma sociedade dividida entre a cartilha ditada pelas elites e a reflexão da própria ação dos movimentos sociais. “‘Hamlet’ é um filme híbrido, em que a realidade é interposta por improvisações. Os limites da direção se confundem na dramaturgia criada pelo ator frente ao real, um filme de cumplicidade em benefício da linguagem”, conclui.

Dilema do Protagonista

Segundo o cineasta, seu filme explora o dilema do existir como ser político em meio à desconstrução da democracia brasileira da segunda metade da década de 2010 até hoje. “A dúvida do protagonista fica entre assumir a ação, tomar as rédeas da vida e escrever o próprio destino ou entregar-se aos rumos da história”, delimita Zeca.

Destaques da Crítica

O crítico Lucas Furtado Isaias do site Cinema para Sempre escreveu sobre o filme: “Hamlet (…) consegue passar o seu recado e as suas visões, mas também traz um novo olhar sobre um dos movimentos que mais agitaram o intenso ano de 2016”. Para Victor Hugo Furtado, do Papo de Cinema, “Hamlet se sobressai não somente por sua clara inventividade, mas também pelas convicções que resistiram ao tempo”.

Elenco e Participações Especiais

Rodado em abril de 2016 em Porto Alegre, o longa traz em seu elenco o crítico e ator Jean-Claude Bernardet, Marcelo Restori e uma participação especial da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Ficha Técnica

Título: Hamlet

Gênero: Híbrido de Ficção e Documentário

Duração: 87 minutos

Ano: 2022

País: Brasil

Elenco: Fredericco Restori, Jean-Claude Bernardet, Marcelo Restori e Dilma Rousseff (participação especial)

Direção: Zeca Brito

Roteiro: Frederico Ruas e Zeca Brito

Produção: Clarissa Virmond, Frederico Ruas, Tyrell Spencer e Zeca Brito

Coprodução: Galo de Briga Filmes

Sobre Zeca Brito

Zeca Brito é cineasta, atuando como diretor, produtor e roteirista. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduado em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e em Poéticas Visuais pela UFRGS. Foi diretor do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (2019-2023).

Dirigiu e roteirizou curtas e longas-metragens exibidos e premiados no Brasil e no exterior.

Filmografia

  • Um Breve Assalto (2009, 12′);
  • Aos Pés (2009, 18′);
  • O Sabiá (2011, 15′);
  • O Guri (2011, 94′);
  • Glauco do Brasil (2015, 90′);
  • Em 97 Era Assim (2017, 94′);
  • A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro (2018, 90′);
  • Grupo de Bagé (2018, 75′);
  • Legalidade (2019, 122′);
  • Trinta Povos (2020, 78′);
  • Hamlet (2022, 87′);
  • Arte da Diplomacia (2023, 87′).

marramaqueadmin