Hamilton de Holanda vai para a galera e empolga no Marien Calixte Jazz Music Festival

Hamilton de Holanda vai para a galera e empolga no Marien Calixte Jazz Music Festival

Do flamenco de Pablo Vares ao maxixe cheio de groove de Hamilton de Holanda, que foi para a galera! Com mais de dez horas de música, a 3ª edição do Marien Calixte Jazz Music Festival foi uma verdadeira celebração à cultura.

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, abrigou a 3ª edição do maior evento de música instrumental do Estado. Na abertura, no sábado, o uruguaio Pablo Vares levou músicas do seu primeiro álbum solo, “Inexorable”. “É uma grande responsabilidade e uma grande honra abrir esse festival”, disse ele em sua apresentação.

Na sequência, o palco foi inundado com a mistura de jazz e MPB do Alexandre Borges Quinteto e rolou muita improvisação. O vencedor do 1º Prêmio da Música Capixaba de Melhor Instrumentista, Pedro de Alcântara convidou o acordeonista Bebê Kramer para uma encontro musical luxuoso e lançamento do trabalho “No Mesmo Barco” e, vinda do ABC paulista, a Nômade Orquestra encerrou o dia com um som poderoso e dinâmico.

Mulheres pretas poderosas abriram o domingo do festival: o Quarteto Zuri levou mensagens de empoderamento da mulher negra no Dia da Consciência Negra e encantou com sua abordagem a clássicos e atualidades da música popular brasileira. A Wanderson Lopez Ensemble ”), além de composições inéditas e autorais de Wanderson, como “Estrela”, “Pedra viva” e “Flor Atlântica”, fez uma homenagem ao grande Tom Jobim. A homenagem do trombonista Joabe Reis foi à cidade de Cachoeiro de Itapemirim, sua terra natal.

E o encerramento da 3ª edição do Marien Calixte Jazz Music Festival foi apoteótica: o gênio Hamilton de Holanda literalmente foi para a galera e tocou no meio do público, que aplaudia antes mesmo do final das canções. Vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum Instrumental do ano, Holanda tocou músicas de Maxixe Samba Groove, além de pérolas da MPB como Maria, Maria, uma homenagem ao grande Milton Nascimento, o Bituca.

A Malê Dixieland fez um cortejo para acompanhar o público até a portaria do Parque no final da noite e escolheu a emblemática “When the Saints go Marching in” para o encerramento do festival.

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