Gustavo Monteiro lança “Retribuição” e celebra 20 anos de samba

Gustavo Monteiro lança “Retribuição” e celebra 20 anos de samba

O compositor e violonista Gustavo Monteiro apresenta neste domingo (24) o show de lançamento do disco “Retribuição”, no Teatro Marília, em Belo Horizonte. Com entrada mediante ingresso adquirido pelo Sympla, a apresentação começa às 19h e celebra 20 anos de carreira no samba. O álbum será lançado nas plataformas digitais nesta terça-feira (19/8).

Show de lançamento de “Retribuição”

O terceiro trabalho autoral de Gustavo Monteiro sucede o disco Gênesis (2021) e o EP Parcerias (2024). Produzido com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o álbum reúne 12 faixas autorais, celebrando diferentes vertentes do samba, como samba de roda, partido alto, samba-canção, samba de gafieira e até uma valsa romântica.

Retribuição é um agradecimento pelos mais de 20 anos tocando e compondo samba. É uma reverência aos parceiros e mestres que marcaram minha trajetória”, afirma Gustavo Monteiro.

Participações de peso no disco

O álbum conta com participações de grandes nomes da música brasileira, como Cristóvão Bastos, Zé Paulo Becker, Pedro Amorim e Marcelo Caldi. Outros destaques incluem Artur Pádua, Luiz Alberto Pires da Silva (Aranha) e Everson Moraes, que gravaram músicas e estarão presentes no show. Os arranjos foram elaborados por João Camarero e Fernando Bento, que também atuam na direção musical da apresentação.

Sonoridade e repertório

O disco percorre diversas nuances do samba, combinando violão 7 cordas, cavaquinho, piano, metais e percussão, proporcionando frescor e balanço característicos do gênero. Algumas faixas remetem a histórias do interior de Minas, boemia, encontros e despedidas, como “Invernou na Roça” e “Tanto Faz”.

Banda para o show

Para o show de estreia, Gustavo Monteiro será acompanhado por uma superbanda de 14 integrantes, reunindo músicos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre eles estão Fernando Bento (cavaquinho), Jorge Gomes (bateria), Alfredo Castro (percussão) e Xeina Barros (pandeiros), garantindo a sonoridade completa do disco ao vivo.

Serviço

  • Data: 24/8 (domingo), 19h
  • Local: Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, BH)
  • Ingressos: Sympla
  • Digital: Disco disponível a partir de 19/8 em plataformas de streaming

marramaqueadmin