Gerdau presenteia São Paulo com obra de arte de aço no Parque Linear Bruno Covas

Gerdau presenteia São Paulo com obra de arte de aço no Parque Linear Bruno Covas

Feita de aço Gerdau 100% reciclável, a obra de Jaime Prades faz parte da programação da Virada Sustentável, contribuindo para revitalização do entorno do Rio Pinheiros

Foto: divulgação

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, anuncia a doação da escultura “Broto”, de Jaime Prades, à cidade de São Paulo durante a Virada Sustentável 2022, da qual a companhia é patrocinadora. O evento de inauguração da obra aconteceu neste sábado, 3, no Parque Linear Bruno Covas, próximo à estação Pinheiros da linha de trens 9-Esmeralda, em cerimônia que contou com a presença de autoridades municipais e representantes da Virada Sustentável, além do líder global de Comunicação Corporativa e Marca da Gerdau, Pedro Torres.

“É uma honra poder presentear a cidade de São Paulo com uma obra que, com sua beleza e composição, traz tanto significado. A escultura de Jaime Prades, feita em aço, representa os conceitos de sustentabilidade e reciclagem, que também permeiam o dia a dia da Gerdau e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de promoção e valorização da cultura brasileira, que é um compromisso da empresa desde a sua fundação, há 121 anos. Acreditamos que essa obra contribuirá também para a revitalização do entorno do Rio Pinheiros, levando arte e cultura para os visitantes”, afirma Pedro Torres, líder global de Comunicação Corporativa e Marca da Gerdau.

Espanhol naturalizado brasileiro, Jaime Prades já participou de diversas edições da Virada Sustentável. A obra, feita em aço corten oxidado, com propriedades anticorrosivas, possui sete metros de altura. Com movimentos espirais e curvilíneos, ela simboliza a força de vida que nasce de uma semente e o ciclo da vida. “Eu acompanhei a Virada desde a origem, e essa obra veio para celebrar esse festival tão importante na sua essência, e que precisava se materializar como um símbolo de vida e de arte. Para mim foi uma alegria imensa ver esse projeto tomando forma. Todos temos direito à arte e à vida e é isso que o princípio da sustentabilidade vem nos ensinar”, revela Jaime Prades.

Em sua 12ª edição e realizada em parceria com mais de 50 organizações públicas e privadas, a Virada Sustentável 2022 tem o objetivo de ampliar a conscientização e incentivar ações sustentáveis por meio de atividades, de conhecimento e de formação gratuitas para todas as idades como feiras, palestras, exposições, intervenções, oficinas e apresentações artísticas. A programação completa da Virada Sustentável está disponível no site do evento.

“Mais do que uma bela obra de arte, O Broto significa um símbolo de regeneração e de renascimento muito importante, e isso tem tudo a ver com a área que a obra está sendo instalada. O Rio Pinheiros está passando por um profundo processo de revitalização, talvez um dos mais importantes do país”, ressalta André Palhano, idealizador da Virada Sustentável.

Sobre a Gerdau 

Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex). 

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes. 

A Virada Sustentável São Paulo 2022 é apresentada por Gerdau. Tem patrocínio de Ambev e Liberty, copatrocínio de Air Liquide, Ball, C6 Bank, e Novelis, e apoio das empresas AkzoNobel/Coral, McLaren, Gipssy, JBS e ValGroup. Além da realização em parceria com ONU Brasil,  correalização com a Prefeitura de São Paulo, e demais parceiros como Senac, Sesc, Teatro B32, Parque Bruno Covas, Metrô de São Paulo, Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC-SP). Portais Oficiais Catraca Livre e Estadão. Promoção e Mídia Eletromidia e JCDecaux.

marramaqueadmin