FLAC PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA E COLEÇÕES NO DIA 17 DE MAIO

FLAC PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA E COLEÇÕES NO DIA 17 DE MAIO

O ENCONTRO ACONTECE DE FORMA PRESENCIAL NA SALA JUVENAL DIAS, DENTRO DO PALÁCIO DAS ARTES

Na quarta-feira, dia 17 de maio, às 19h, acontece a roda de conversa “Arte Contemporânea e as Coleções”, na Sala Juvenal Dias (Palácio das Artes). O encontro, aberto ao público entusiasta do tema, é uma das ações educativas da Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC, que em 2023 foi realizada de forma online pela plataforma www.flac.art.br, e finaliza com um bate-papo presencial. 

A roda será mediada pela artista e integrante da comissão curadora da FLAC 2023, María Eugenia Salcedo, e entre os convidados estão: Uiara Azevedo, gestora cultural e gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado; Vinicius Veloso, Jovem Patrono do Instituto Inhotim e mantenedor da Coleção Errante; Bárbara Macedo, artista visual indicada para o Prêmio Pipa 2023 e participante da presente edição da FLAC; e Luiz Lemos, gestor do Festival Camelo.

A ação tem como proposta aproximar ainda mais público e artistas da cena contemporânea em Minas Gerais, e fomentar a cultura do colecionismo. “A arte contemporânea está presente nas mais diversas coleções, sejam públicas, privadas, institucionais ou particulares, e outras. Pensamos as exposições como coleções temporárias também, em que os curadores agrupam as obras a partir de uma temática, de um lugar. Para os artistas é uma forma de reconhecimento ter suas obras  em coleções e isso influencia todo o mercado de arte”, comenta Andréia Menezes De Bernardi, idealizadora do projeto, adiantando um pouco o tema a ser abordado na conversa.

No dia serão lançados dois e-books: o Caderno Educativo da Feira Livre de Arte Contemporânea, que aborda aspectos das ações formativas elaboradas para esta edição da Feira também a partir do tema “Coleções”, envolvendo oficinas virtuais, podcasts e rodas de conversa com a participação dos artistas; e o Catálogo, que traz texto de Ana Luíza Neves, María Eugenia Salcedo e Sara Moreno, integrantes da comissão curadora da FLAC, além do perfil de cada um dos 80 artistas selecionados nesta edição da Feira.

“Minas Gerais tem um mercado aquecido, com importante representatividade, galerias conceituadas, artistas com trabalhos amadurecidos e trajetórias relevantes independentemente da idade e com eventos e projetos despontando. Então esse é um encontro para celebrar esse momento, ouvir os convidados e olhar para a produção mineira, que foi também o foco desta edição da FLAC”, finaliza Andréia. 

A Feira Livre de Arte Contemporânea é realizada pela AKALA, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na área cultural desde 2010, tendo recebido prêmios e menções nacionais e internacionais por seus projetos. 

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com o patrocínio da empresa MGS e do Fundo Estadual de Cultura/Governo de Minas Gerais-Governo Diferente-Estado Eficiente.

Sobre a Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC

A Feira Livre de Arte Contemporânea (FLAC) tem como objetivos fomentar a economia criativa no âmbito das Artes Visuais, promover o encontro do público com a produção contemporânea de forma reflexiva e contribuir para o reconhecimento do papel fundamental da arte e da educação artística e cultural para o desenvolvimento integral de qualquer sociedade. 

SERVIÇO:

Roda de Conversa: “Arte Contemporânea e as Coleções”

Data: 17 de maio

Horário: 19h

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)

Gratuito, sujeito à lotação do espaço.

marramaqueadmin