FIT BH promove RODADA DE NEGÓCIOS entre ARTISTAS e os principais PROGRAMADORES e CURADORES de artes cênicas do país

anonimATO Cia. Mungunzá de Teatro
anonimATO Cia. Mungunzá de Teatro

Nos dias 9 e 10 de novembro de novembro, a 15ª edição do FIT BH (Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte) será palco de um encontro entre artistas, grupos de teatro e coletivos com os principais curadores e programadores de importantes festivais, instituições e eventos de artes cênicas do Brasil. Este momento representa a oportunidade para que as produções possam garantir a circulação pelo país e a manutenção de seus espetáculos e trabalhos de pesquisa.

Entre os convidados para esta ação estão nomes como os de Alaor Rosa (Cena Contemporânea, de Brasília), Alessandra Perrechil (Sesc SP), Carol Fescina (Sesc MG), Celso Curi (FIT / Recife – Reside), Claudia Echenique (Santiago a Mil, Chile), Fernando Zugno (MIAC Brasil), Giovana Soar (Festival de Curitiba), Guilherme Marques (MITsp), Luis Alonso-Aude (Filte, Bahia), Ana Carolina Avila (Bienal de Dança de Bogotá) e Filipe Maciel (pesquisador e programador).

A Rodada de Negócios é de extrema importância para que os programadores convidados e os grupos de Belo Horizonte estabeleçam uma ponte na perspectiva de visão futura, gerando oportunidades no circuito de apresentações. “Entendemos que esse é um importante legado que o FIT deixa para a cidade, para os artistas e produtores. Este encontro é um momento também de formar pontes de networking. Enquanto os grupos apresentam seus trabalhos, os curadores têm a oportunidade de apresentar as linhas curatoriais fazendo com que os contatos futuros também sejam mais direcionados. É extremamente relevante o Festival assumir esse papel de conexão entre grupos de Belo Horizonte e outros Festivais, tanto na cena nacional, como na internacional’, ressalta Eliane Parreiras.

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon e, parte de suas atividades com patrocínio Ouro da ArcelorMittal, via Fundação ArcelorMittal, e patrocínio da Cemig, ambos através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o FIT BH reafirma o seu compromisso com a cena teatral através desta Rodada de Negócios, que recebeu inscrições através de um formulário online. O formato do evento tem como referência as famosas mesas de pitching, que são muito conhecidas no mercado audiovisual.

Histórico

Realizado pela primeira vez em 1994, o FIT BH alcançou, desde a primeira edição, uma excelente recepção junto à população belo-horizontina, indo ao encontro da forte vocação da cidade para o teatro de grupo e a experimentação artística. Sua importância para o cenário cultural da cidade foi reconhecida e, em 31 de janeiro de 2008, por meio da Lei 9.517, o festival foi instituído como evento oficial, passando a ser realizado bienalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. O Festival já trouxe a Belo Horizonte grupos e artistas de 45 países, contemplando produções de todos os continentes. Consolidado como um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, valorizando a difusão, a formação, a reflexão e o intercâmbio culturais.

Em 29 de dezembro de 2004 foi sancionada a Lei 9.000, que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural do município. Em 28 de outubro de 2014, o Teatro e o Teatro de Rua de Belo Horizonte foram certificados com registro de proteção de Bem Cultural Imaterial, por se tratar de manifestações culturais de relevante valor histórico, social e cultural para a cidade, conforme inventariado no dossiê elaborado pela Diretoria de Patrimônio Cultural / Fundação Municipal de Cultura. Em 2022, após a não realização do FITBH em 2020, em razão da pandemia, o evento retorna ancorado e balizado por estes marcos legais valorizando e repercutindo o teatro produzido na região metropolitana de Belo Horizonte enaltecendo o seu papel enquanto patrimônio imaterial, trazendo a maioria dos espetáculos da programação geral como produções belo-horizontinas.

Para o FIT BH 2022, a Prefeitura tem como parceiro realizador o Instituto Odeon, selecionado por meio de chamamento público, que terá como parceiro na produção a Rubim Produções, empresa com extensa trajetória na área de artes cênicas.