A TV Cultura exibirá a final do Prelúdio 2024, direto do Teatro Cultura Artística, em São Paulo, no próximo domingo (8/12). O programa, que revela jovens talentos da música clássica, premiará o vencedor com uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, na Hungria. A grande final, com transmissão ao vivo a partir das 16h, será comandada por Roberta Martinelli e o maestro Julio Medaglia.
Jovens talentos disputam o título no Prelúdio 2024
Quatro músicos se apresentarão na final do Prelúdio 2024, mostrando a diversidade e o talento da nova geração da música clássica:
- Pollyana Santana (28 anos, SP), soprano, interpretará “Una voce poco fa”, da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Rossini.
- Daniel Bressan (23 anos, Itapetininga/SP), clarinetista, tocará o primeiro movimento do “Concerto para Clarinete”, de Mozart.
- Rafael Xavier (22 anos, Salvador/BA), trompista, apresentará o primeiro movimento do “Concerto Nº 1 para trompa”, de Strauss.
- Estêvão Medeiros Gomes (16 anos, Serra/ES), pianista, executará o terceiro movimento do “Concerto Nº 5 para piano”, de Saint-Saëns.
Especialistas de destaque, como Eduardo Monteiro, Ligiana Costa, Leandro Karnal e Irineu Franco Perpétuo, avaliarão as performances dos jovens finalistas.
Prelúdio: um marco na música clássica brasileira
Desde 2005, o Prelúdio tem impulsionado a carreira de jovens músicos, com muitos ingressando em renomadas orquestras e instituições internacionais. Entre os talentos revelados estão Cristian Budu, Tiago Nagel, e Guido Sant’Anna, além de vencedores recentes como Samuel Alves (2022) e Mattheus Versiani (2023).
Com histórico de formar artistas de renome, o Prelúdio reafirma seu papel como uma das principais vitrines da música clássica no Brasil. Não perca a grande final deste domingo e descubra quem será o próximo grande nome da música erudita.