Filme Rota Gastronômica Pantaneira Brilha no 16.º FESTIVAL ART&TUR em Portugal

Filme Rota Gastronômica Pantaneira Brilha no 16.º FESTIVAL ART&TUR em Portugal

Na última semana, a cidade de Caldas da Rainha, em Portugal, sediou a 16.ª edição do ART&TUR – “International Tourism Film Festival”, um evento de renome global na indústria audiovisual voltada para o turismo. Durante a Gala de Prêmios realizada no CCC – Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, o filme “Rota Gastronômica Pantaneira” conquistou a atenção e se destacou, sendo premiado em duas categorias de destaque: “Melhor Filme de Gastronomia” e “Melhor Filme Brasileiro”.

Premiação Especial

O filme, produzido com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e do Sebrae-MS, apresenta empreendimentos localizados em diferentes regiões do Pantanal, incluindo Aquidauana, Miranda, Corumbá e Nhecolândia, que compartilham a notável característica de preservar suas raízes e origens.

Um Projeto Inspirador

A “Rota Gastronômica Pantaneira” é um projeto fruto da colaboração entre o Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado, a Fundtur-MS e o Sebrae-MS. Idealizado pelo Chef Paulo Machado e pela jornalista gaúcha Tatiana Feldens, o filme conta com imagens captadas sob a direção da renomada fotógrafa Elis Regina Nogueira e da produtora de audiovisual PGI Play.

Reconhecimento à Gastronomia Multicultural

O Chef Paulo Machado expressou sua satisfação com o prêmio, afirmando: “Fico muito realizado em ver esse prêmio. É a gastronomia sendo reconhecida de maneira pluricultural. O documentário audiovisual é uma arte que fica mais apetitosa e vibrante quando misturada a gastronomia. Ainda mais se essa cozinha vem com a pitada regional e artesanal dos empreendimentos da nossa rota pantaneira. Ainda temos muitos sabores para serem desvendados em nosso Mato Grosso do Sul.”

Um Evento de Prestígio

Durante os quatro dias do Festival, foram exibidos 82 filmes que integraram a “shortlist” da competição. Esses filmes foram cuidadosamente selecionados entre os 262 inscritos, representando 47 países. A avaliação ficou a cargo de um júri composto por 43 jurados, tornando a conquista da “Rota Gastronômica Pantaneira” ainda mais notável. É importante ressaltar que as últimas seis edições do ART&TUR ocorreram no Centro de Portugal, em cidades como Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém e, agora, Caldas da Rainha.

marramaqueadmin